Ações devem abrir em alta, com PPI abaixo das previsões; sobem expectativas por corte de juros no Fed

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 10 de setembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem abrir o pregão desta quarta-feira em alta, com os investidores analisando o relatóriodo índice de preços ao produtor (PPI, da sigla em inglês) de agosto, que veio com queda de 0,1%em base mensal, abaixo das expectativas do mercado, de alta de 0,3%.

Esse indicador deve aumentar as expectativas por um corte de juros por parte do Fed, que sereúne na próxima semana para decidir a política monetária. Haverá mais um dado, o índice depreços ao consumidor (CPI, da sigla em inglês), a ser divulgado amanhã, que pode dar ainda maisdados para a decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

Ontem, o mercado teve acesso à revisão da criação de vagas nos EUA (payroll) dos 12 mesesaté março. A revisão indicou uma criação de 911 mil vagas a menos, o que mostra uma economiaque pode estar se enfraquecendo de forma mais acentuada.

“Combinado com a frustração na folha de pagamentos da semana passada, os dados ressaltaram adesaceleração nas contratações que já levou os investidores a precificarem totalmente um cortena reunião de 16 a 17 de setembro”, diz Milad Azar, analista de mercado da XTB.

Economistas esperam que o relatório do CPI mostre aumentos mensais de 0,3%, de acordo com a DowJones. Isso inclui o índice geral de todos os itens, bem como a leitura do núcleo, que exclui ospreços voláteis de alimentos e energia. Se isso se concretizar, a taxa anual do CPI geral subirápara 2,9%, embora a leitura do núcleo deva permanecer inalterada em 3,1%.

“Se esses números ficarem próximos das estimativas, tudo deve correr conforme o planejado parao Federal Reserve realizar outro corte de juros em sua reunião de setembro”, disse Art Hogan,estrategista-chefe de mercado da B. Riley Wealth Management.

“Em geral, as notícias sobre a inflação nos próximos dias teriam que ser notavelmente maisquentes do que o previsto para que alguma coisa mudasse a narrativa de que teremos um corte nastaxas em setembro”, afirmou.

“Um sinal de que a inflação elevada não é apenas persistente, mas que está subindo, podeprejudicar as esperanças de uma sucessão de cortes futuros”, disse Susannah Streeter, chefe dedinheiro e mercados da Hargreaves Lansdown. “É improvável que isso tire o Fed do curso neste mês,mas o caminho do ‘gráfico de pontos’ de cortes à frente pode parecer mais instável”.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 9h52 (de Brasília):

Dow Jones: +0,04%, 45.775,00 pontosNasdaq 100: +0,55%, 24.005,25 pontosS&P 500: +0,51%, 6.554,25 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo