Futuros ampliam ganhos refletindo tensões crescentes na Ucrânia e no Oriente Médio

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 10 de setembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam emalta de 2% no início da tarde, após Israel atacar líderes do Hamas no Catar, a Polônia derrubardrones em seu espaço aéreo e os Estados Unidos pressionarem por novas sanções contra compradoresde petróleo russo.

s tensões geopolíticas aumentaram também quando a Polônia derrubou drones durante um ataquerusso em larga escala no oeste da Ucrânia ontem – marcando a primeira vez que um membro da Otanabriu fogo na guerra. Ainda assim, não houve ameaça imediata de interrupção no fornecimento depetróleo.

A nuvem escura do excedente à frente está pairando sobre o mercado, com o Brent sendo negociadodois dólares abaixo em relação à terça passada. Prêmios de risco geopolítico no petróleoraramente duram muito, a menos que haja uma real interrupção de oferta, disseram analistas do SEB.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu à União Europeia que imponha tarifas de 100%à China e à India grandes compradoras de petróleo russo como estratégia para pressionar Moscoua entrar em negociações de paz com a Ucrânia, segundo fontes.

Em Washington, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o bloco estavaconsiderando uma eliminação mais rápida dos combustíveis fósseis russos como parte de novassanções contra Moscou.

Operadores também esperam que o Federal Reserve reduza as taxas de juros em sua reunião de 16 e 17de setembro, o que estimularia a atividade econômica e a demanda por petróleo.

Enquanto isso, a Administração de Informação de Energia (EIA) informou que estoques depetróleo, gasolina e destilados dos Estados Unidos aumentaram na última semana.

Estoques de petróleo subiram 3,9 milhões de barris na semana até 5 de setembro, enquantoanalistas consultados pela Reuters esperavam queda de 1 milhão de barris.

Estoques de gasolina aumentaram 1,5 milhão de barris, frente à expectativa de redução de 200 milbarris. Estoques de destilados (incluindo diesel e óleo de aquecimento) saltaram 4,7 milhões debarris, contra previsão de alta de apenas 35 mil barris.

Um relatório bastante pessimista. O grande destaque é o aumento dos estoques de petróleo… e,além disso, tivemos um grande salto na gasolina. Agora resta ver quanto a demanda por gasolina vaidespencar após a temporada de viagens de verão nos EUA, e parece que será substancial, disse JohnKilduff, sócio da Again Capital.

Diante dos recentes dados econômicos que apontam para desaceleração, especialmente no mercado detrabalho, essa fraca demanda por gasolina e o padrão de baixas exportações podem ser outrossinais de uma economia em enfraquecimento nos EUA e, potencialmente, no mundo todo, acrescentou.

Por volta de 13h30 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para outubro subia 2,15%, cotado a US$ 63,99 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para novembro avançava 2,05%, cotado a US$ 67,73 obarril.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo