STF define penas dos réus do núcleo crucial de tentativa de golpe de Estado

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 11 de setembro de 2025 – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a penaproposta pelo ministro Alexandre de Moraes e condenou nesta quinta-feira (11) o general AugustoHeleno (general), ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, a 21 anos de pena, sendo 18anos de reclusão e dois anos e um mês de detenção.

O STF também condenou o general Walter Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice nachapa de 2022, a pena de 26 anos. Após fala de Cristiano Zanin, Moraes reduziu a sugestão inicial,que era de 26 anos e 6 meses. Além disso, foi estabelecido 100 dias-multa, no valor de 1salário-mínimo. Flávio Dino, Carmen Lúcia e Zanin concordaram. Luís Fux, porém, sugeriu penade 7 anos a Braga Netto.

O general da reserva já está preso desde dezembro do ano passado sob a acusação de obstruir ainvestigação sobre a tentativa de golpe para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula daSilva. A pena foi definida após o colegiado entrar na fase da dosimetria das condenações dos oitoréus da trama golpista.

Para Anderson Torres (delegado da PF), ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança doDistrito Federal, Moraes propôs, e a Primeira Turma aceitou 24 anos de reclusão. Desses 24 anos dereclusão, 21 anos e 6 meses serão de prisão e 2 anos e 6 meses de detenção.

O STF também fixou pena de 24 anos para o almirante e ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.Moraes defendeu que ele cumpra pena de 21 anos e 6 meses de reclusão, 2 anos e 6 meses dedetenção e 100 dias-multa. Os demais ministros acompanharam o relator.

Os ministros também fixaram a pena do general e ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, em19 anos de prisão. Moraes começou com pena de 20 anos. Dino, porém, sugeriu 19 anos e o colega deSTF aceitou. Carmen Lúcia e Zanin acompanharam, fazendo adequações em seus votos originais.

O delegado da PF, deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin),Alexandre Ramagem foi condenado somente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa deabolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Deputado federal emexercício, ele foi beneficiado com a suspensão de parte das acusações e respondia somente atrês dos cinco crimes imputados pela PGR.

Moraes propôs a Ramagem pena de 17 anos de prisão, além de 50 dias-multa no valor de 1 saláriomínimo. Cármen Lúcia sugeriu redução para 16 anos e 1 mês de prisão no caso de Ramagem eMoraes concordou.

Os demais ministros da Primeira Turma votam na sequência. Só após todos os votos, que a pena doparlamentar será definida.

Fux se absteve de sugerir penas àqueles que não votou para condenar.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo