Agência eleva nota de Portugal de "A-" para A devido à queda da relação dívida/PIB

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 12 de setembro de 2025 – A Fitch Ratings elevou a classificação de Portugal em umnível, citando a redução da dívida pública e uma posição fiscal equilibrada.

Na sexta-feira, a agência elevou o rating de emissor em moeda estrangeira de longo prazo dePortugal de A- para A.

A relação dívida/PIB do país caiu para 96,4% no primeiro trimestre deste ano, em comparaçãocom o pico de 134,1% em 2020, marcando uma das maiores reduções entre os soberanos avaliados pelaFitch. A queda reflete crescimento robusto, superávits significativos e um sólido histórico depolítica fiscal prudente, disse a agência.

A Fitch prevê que a dívida pública de Portugal cairá ainda mais, para 88,4% até o fim de 2027,embora permaneça bem acima da mediana projetada de 53,7% para países com nota A.

A posição fiscal de Portugal continua a superar a de seus pares, segundo a Fitch. A agênciaespera um superávit orçamentário de 0,1% do PIB em 2025, em comparação com o déficit medianode 2,9% dos países com classificação A.

O governo português pretende reduzir a carga tributária sobre famílias e empresas, estimulando ocrescimento enquanto mantém o superávit. Novas medidas de gastos incluindo cortes no imposto derenda, pagamentos únicos a aposentados e operações de recompra reversa serão parcialmentecompensadas por um consumo resiliente e receitas fiscais, disse a agência.

Com informações da agência de notícias Dow Jones.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo