São Paulo, 12 de setembro de 2025 – A Fitch Ratings rebaixou hoje a classificação de créditodo governo francês, um sinal de alerta para os investidores dias após a destituição doprimeiro-ministro do país, que fracassou em sua tentativa de conter o crescente déficitorçamentário.
A nota da Fitch para a dívida francesa caiu de AA- para A+, com perspectiva estável, aindasete degraus acima do nível especulativo (junk). A última vez que a Fitch havia rebaixado aFrança foi em abril de 2023, atribuindo perspectiva negativa em outubro de 2024.
A derrota do governo em uma votação de confiança ilustra a maior fragmentação epolarização da política doméstica, disse a Fitch. Essa instabilidade enfraquece a capacidade dosistema político de entregar uma consolidação fiscal substancial e torna improvável que odéficit seja reduzido para 3% do PIB até 2029, como previa o governo anterior.
A dívida da França continua crescendo em meio ao impasse político, tendo alcançado 114% doPIB. O país gasta mais com o pagamento de juros da dívida do que com defesa.
As agências de classificação Moodys e S&P Global Ratings devem anunciar suas decisões emoutubro e novembro, respectivamente.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA