BC deve reforçar tom hawkish, aposta BofA

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 12 de setembro de 2025 – O Bank of America (BofA) esperaque o Copom mantenha a taxaSelic inalterada em 15,00%, em decisão unânime. Apesar de algum alívio vindo da valorização doreal e da atividade mais fraca, as pressões inflacionárias subjacentes seguem elevadas e asexpectativas estão melhorando apenas de forma gradual. “A economia parece continuar operando acimado potencial, sustentada por um mercado de trabalho apertado. Nesse contexto, o Banco Centraldificilmente validará apostas prematuras de afrouxamento”, aponta o banco, em boletim.

Na avaliação dos economistas do BofA, o colegiado deve reiterar que a política monetáriapermanecerá restritiva por mais tempo, com a convergência da inflação ocorrendo de forma lenta edependente dos dados.

Segundo o documento, a política monetária permanece contracionista (taxa de juros real ex-ante em12 meses ainda próxima de 10%) e bem distante dos 5,0% que o Banco Central considera neutro. “Asexpectativas de inflação de longo prazo começaram a mostrar sinais iniciais de convergência àmeta, e a contração rápida da demanda doméstica confirma a efetividade da política monetária.Ainda assim, a persistência da inflação de serviços e a resiliência do mercado de trabalhoapontam para um processo lento de desinflação”.

“Portanto, acreditamos que nesta semana o Copom deve enfatizar vigilância e dependência dos dados,em vez de sinalizar compromisso com um ciclo de afrouxamento de curto prazo. Nossa projeção segueinalterada: Selic em 15,00% até quase o fim do ano, com o primeiro corte de 50 bps em dezembro.Esperamos Selic em 14,50% em 2025, 11,25% em 2026 e 10,50% em 2027”, completa.

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo