Ministério dos Transportes acelera discussão sobre implantação do pedágio eletrônico

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São Paulo, 15 de setembro de 2025 – O Ministério dos Transportes realizou na semana passada umareunião técnica para tratar da modernização do sistema de pedágios nas rodovias do país. Foramdiscutidos os avanços do modelo de fluxo livre (free flow), cujo principal objetivo foi consolidaruma arquitetura nacional para homologar os sistemas que irão operar nesse novo formato.

“Após mais de um ano de discussões, avançamos para a etapa fundamental de integração com asagências envolvidas. Nosso compromisso é garantir operação segura aos usuários, com a máximaredução dos custos operacionais”, afirmou o ministro em exercício, George Santoro.

A iniciativa elimina as praças físicas de pedágio e adota a cobrança automatizada poridentificação eletrônica dos veículos, por meio de pórticos instalados nas rodovias. O sistemajá é utilizado em mais de 20 países ao redor do mundo, como Estados Unidos, Canadá, Austrália,França e Japão, e está sendo estruturado no Brasil com critérios técnicos e regulatórios queasseguram segurança jurídica, transparência e eficiência.

Nesse cenário, a Carteira Digital de Trânsito (CDT) reunirá as informações de passagem dosveículos, permitindo que os usuários acompanhem as cobranças independentemente do estado ou daconcessão.

“Teremos um modelo interoperável, no qual todas as informações de passagem estarão presentes naCDT. Isso não só facilita a vida do cidadão, como também garante o direito à informação, queé essencial na área de trânsito”, explicou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Integração técnica

A homologação do sistema permitirá que concessionárias adotem o free flow de forma padronizadaem todo o país, assegurando conectividade, segurança e confiabilidade. Os próximos leilões deconcessão já terão como requisito a implantação do modelo, com cronogramas bem definidos.

Esse avanço faz parte de um movimento maior de modernização da logística no país, que aposta nadigitalização, na transparência das regras e na melhoria da experiência para quem usa asrodovias. No dia 22 de setembro, será apresentado o modelo final para que a integração técnicaocorra de forma coordenada e eficiente.

Também participaram do encontro representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT), de secretarias estaduais responsáveis por infraestrutura e logística, órgãos deparcerias e concessões, além de associações ligadas ao setor de rodovias.

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