São Paulo, 15 de setembro de 2025 – O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu, na últimaquinta-feira (11/09), uma delegação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão(METI) para tratar da Iniciativa para Combustíveis Sustentáveis e Mobilidade (ISFM) e dospreparativos para a Reunião Ministerial sobre Combustíveis Sustentáveis, que ocorreu em Osakanesta segunda-feira (15/09).
Durante a reunião, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, RenatoDutra, destacou a importância da parceria BrasilJapão para o avanço de biocombustíveis e datecnologia flexfuel, ressaltando o papel da nova Lei do Combustível do Futuro como marcoregulatório. A delegação japonesa, por sua vez, apresentou detalhes da Ministerial de Osaka,reforçando a expectativa de protagonismo do Brasil na COP30, em Belém.
“O Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo e é referência mundial embiocombustíveis. O Japão, por sua vez, reúne expertise em tecnologias de mobilidade de altodesempenho. A soma dessas competências abre novas oportunidades para investimentos, inovação egeração de empregos, além de posicionar os dois países como líderes no avanço rumo àneutralidade de carbono”, afirmou Dutra.
As discussões também abordaram oportunidades de cooperação em temas como uso de etanol,combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês), captura de carbono e comérciointernacional de biocombustíveis, além da possibilidade de integração do comércio decertificados de sustentabilidade e descarbonização, em linha com o Acordo de Paris. O METI tambémressaltou o foco no veículo híbrido flex, na harmonização de políticas nacionais e nofortalecimento da cadeia produtiva, apontando o interesse de empresas japonesas em exportarveículos híbridos-flex.
Como encaminhamento, Brasil e Japão concordaram em promover novas reuniões, com a participaçãode setores público e privado, para aprofundar a cooperação bilateral no desenvolvimento decombustíveis sustentáveis e na implementação da ISFM.
As informações são do MME.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA