Futuro sobe, após máxima histórica, com atenção ao Copom e Fed; política doméstica no radar

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 16 de setembro de 2025 – Após bater máxima histórica na véspera, o Ibovespafuturo opera em alta com os investidores de olho nas reuniões do Comitê de Política Monetária(Copom)e do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que iniciam hoje e com a definiçãodos juros amanhã (17).

Por aqui, a expectativa é manutenção da Selic em 15% e nos Estados Unidos corte de 0,25pontos porcentual (pp). A questão política interna segue no radar, após condenação doex-presidente, Jair Bolsonaro.

Por aqui, mais cedo, foi divulgada pelo IBGE a taxa de desocupação que caiu 5,6% até julho eo mercado previa 5,7%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadContínua).

Às 09h43 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em outubro subia 0,65%, aos145.760 pontos. Os índices americanos operavam mistos e as bolsas europeias em queda. Na Ásia, osíndices fecharam majoritariamente em baixa.

Em boletim matinal, Jason Vieira, economista-chefe da Lev Asset Management, informou que areunião do Copom e Fed fica nas atenções dos investidores.

“Logo mais, às 10h, inicia a reunião do Copom, e a decisão será amanhã em que a Selic deveser mantida em 15%. Os EUA devem anunciar novas medidas contra Brasil após condenação deBolsonaro, e Motta [Hugo Motta, presidente da Câmara] vê anistia ampla sem força na Câmara. Fedinicia reunião hoje, com decisão amanhã, e mercado precifica 100% de chance de corte de 0,25 pp”.

Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo