São Paulo, 17 de setembro de 2025 – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), criticou,nesta quarta-feira (17), a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos EstadosUnidos e disse que as tarifas do presidente Donald Trump atrapalham o Brasil. A crítica ocorreu namesa do plenário, durante sessão do Senado.
“É a primeira vez que eu vou falar disso e eu vou ter que falar toda semana para não ficarausente, de ver um deputado federal do Brasil, eleito pelo povo de São Paulo, lá nos EstadosUnidos, instigando um país contra o meu país. Nunca falei sobre isso. Mas agora está na hora decomeçar a falar também. Não dá, com todo respeito, para eu aceitar todas essas agressõescalado”, disse Alcolumbre.
“E, aí, fica de um lado, como é cômodo agredir e dizer que o Brasil é dos brasileiros. E dooutro lado fica um nos Estados Unidos dizendo que o Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos daAmérica, vai enviar novas sanções ao Brasil, ao Parlamento, às autoridades, ao Judiciário, aoExecutivo, e com tarifa, cobrando e atrapalhando o Brasil”, prosseguiu durante sessão na CasaLegislativa.
Para o senador, todos estão “passando um pouco dos limites adequados na boa convivência”.
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o início do ano, alegando perseguição políticae tem buscado o governo Donald Trump para aplicar sanções ao Brasil em razão do julgamento dogolpe do Estado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Até julho, Eduardo estava de licença do cargo de deputado federal. A última vez em que eleregistrou presença em plenário foi em 13 de março. Ele retomou o mandato e, nesta quarta, foiescolhido como líder da minoria numa manobra para que ele não perca a vaga por falta.
Desde o início de agosto, as exportações brasileiras estão sob uma taxação de 50%. Ajustificativa de Trump para isto, entre outras coisas, foi um desequilíbrio na balança comercialentre os dois países e uma caça às bruxas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27anos e três meses de prisão na ação que apurou um plano de golpe de Estado.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA