Prazo para manifestação de interesse no CNU 1 é prorrogado até 23 de setembro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) anunciou, nesta quinta-feira (18), que o prazo para a manifestação de interesse na primeira edição do CNU (Concurso Nacional Unificado) foi prorrogado até o dia 23 de setembro de 2025, às 23h59. O prazo começou às 10h do dia 9 de setembro e, inicialmente, iria até o dia 18.

A etapa é obrigatória para todos os candidatos aprovados em lista de espera e deve ser realizada pelo aplicativo ou site Sougov.br, com acesso por meio da conta Gov.br em nível prata ou ouro (veja aqui como aumentar o nível da conta).

O ministério diz que a manifestação de interesse é necessária para que o candidato permaneça habilitado no banco de aprovados e possa ser convocado futuramente para nomeação e posse, conforme a abertura de vagas e sua classificação. Essa etapa não garante que o candidato será chamado, apenas que permanecerá habilitado.

Quem não registrar a manifestação dentro do prazo será eliminado de todas as listas de espera, inclusive das possíveis contratações temporárias. Não há limite para a manifestação de interesse, assim, os candidatos podem se declarar interessados em todos os cargos nos quais esteja em lista de espera.

Os resultados da manifestação de interesse serão divulgados até o dia 10 de outubro, com a publicação de listas de espera atualizadas no portal do CNU. Segundo o MGI, os candidatos também podem aproveitar o portal para tirar dúvidas, acessar normativas e saber passo a passo como manifestar interesse.

O objetivo da manifestação de interesse é deixar na lista de espera os candidatos que ainda têm real interesse na vaga.

É necessário confirmar o interesse separadamente em cada cargo que aparece na lista de espera. Durante o prazo previsto no edital, é possível mudar a escolha quantas vezes quiser.

COMO MANIFESTAR INTERESSE NOS CARGOS?

1. Veja em quais cargos foi aprovado em lista de espera no link https://cpnu.cesgranrio.org.br/login

2. Acesse o site www.gov.br/sougov ou baixe o aplicativo para Android ou iOS (É preciso ter conta Gov.br nível prata ou ouro)

3. Acesse a área de confirmação de interesse, leia o edital e clique em “Iniciar”

4. Leia as orientações e clique em “Avançar”

5. Verifique seus dados cadastrais e, se necessário, atualize seu endereço, telefone ou email (esses dados serão utilizados para contato em caso de convocação para nomeação)

6. Em cada um dos cargos disponíveis, selecione “Editar”

7. Se deseja continuar disputando a vaga ou ainda está em dúvida, marque “Tenho interesse”

8. Se já tem certeza de que não vai assumir a vaga, marque “Sem interesse”

9. Repita o processo com cada um dos cargos aos quais está habilitado

10. Revise e confirme seus dados e assinale a declaração de conferência

MAIS LIDAS

Voltar ao topo