CPMI do INSS convida ministro da CGU, advogado-geral e diretor da PF

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 18 de setembro de 2025 – Por acordo entre oposição e governo, a Comissão ParlamentarMista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes no INSS aprovou nesta quinta-feira (18)requerimentos para ouvir os ministros da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques, eda Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, além do diretor-geral da Polícia Federal (PF),Andrei Rodrigues.

Os três participam da apuração das fraudes nos descontos de aposentados e pensionistas que podemsomar R$ 6,3 bilhões.

Também foi convidado a prestar esclarecimentos na CPMI o ex-AGU do governo Jair Bolsonaro, BrunoBianco, que também foi secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Ao justificar a convocação de Bianco, a CPMI argumenta que ele chancelava a legalidade de atosadministrativos, alterações legislativas, pertinentes à realização de descontos associativosnos benefícios dos segurados.

Também foram aprovados, por acordo, outros cerca de 170 requerimentos para ouvir diversosenvolvidos no esquema, principalmente dirigentes de associações de aposentados e pensionistas, efuncionários do INSS e empresários citados nas investigações.

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo