São Paulo, 18 de setembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeufecharam o pregão desta quinta-feira em alta, refletindo a decisão do Federal Reserve (Fed, obanco central norte-americano) de cortar os juros em 0,25 ponto percentual (pp) e do Banco daInglaterra (BoE) de manter os juros em 4%, mas com possibilidade de cortes no futuro.
“A guinada dovish do Comitê foi uma ‘decisão de gestão de riscos’, e não sobre revisões nasprojeções principais. De fato, o presidente Powell [Jerome Powell, presidente do Fed] afirmou issoem sua coletiva de imprensa. O comunicado da reunião destacou que ‘os riscos de baixa para oemprego aumentaram’, enquanto as projeções exibiram uma trajetória mais baixa para a taxa dejuros, apesar das revisões hawkish nas projeções econômicas medianas”, afirmam os analistas doDeutsche Bank.
Do lado do Banco Central Europeu (BCE), o vice-presidente da instituição, Luis de Guindos,disse que o ciclo de cortes de juros por parte do banco europeu pode não ter acabado. “Não sabemosse o ciclo de flexibilização acabou”, disse ele. “Se as circunstâncias mudarem, nós mudaremos”.
Mais cedo, o BoE manteve os juros em 4%, mas manteve portas abertas para futuros cortes. “OBanco da Inglaterra ainda mantém uma inclinação para cortar mais os juros e esperamos de dois atrês movimentos adicionais de 0,25 pp até o próximo verão. Mas se teremos outro corte ainda esteano é incerto. Continuamos a favorecer, ainda que marginalmente, um corte em novembro, assumindoque haja melhores notícias no próximo conjunto de dados de inflação”, afirma James Smith,economista de mercados desenvolvidos da ING.
Outro banco europeu que cortou juros foi o da Noruega, que também diminuiu suas taxas em 0,25pp, para 4%. O comunicado da instituição apontou que a inflação permanece acima da meta e queafrouxamento adicional provavelmente será necessário nos próximos 12 meses para garantir ocrescimento econômico, mas não na velocidade antes prevista.
“A tarefa de trazer a inflação de volta à meta não foi concluída, mas um relaxamentocauteloso da política monetária abrirá caminho para trazer a inflação à meta sem restringir aeconomia mais do que o necessário”, diz a presidente do Norges Bank, Ida Wolden Bache.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,21%; 9.228,11 pontosDAX-30 (Frankfurt): +1,35%, 23.674,53 pontosCAC-40 (Paris): +0,87%, 7.854,61 pontosFTSE MIB (Milão): +0,84%; 42.307,81 pontosIBEX-35 (Madri): +0,32%, 15.175,40 pontosSMI-20 (Zurique): +0,42%; 12.049,13 pontosPSI-20 (Lisboa): -0,05%, 7.726,20 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA