Paranaguá amplia calado para navios graneleiros e aumenta capacidade de exportação

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São Paulo, 18 de setembro de 2025 – A Portos do Paraná publicou uma Portaria (Norma de TráfegoMarítimo e Permanência) autorizando o aumento de calado, que passou de 13,1m para 13,3m, para oPorto de Paranaguá. O calado é a distância entre a superfície da água e o ponto mais profundoda embarcação (quilha)

Com o acréscimo de 20 centímetros, a capacidade de carregamento de granéis sólidos, como soja,milho e farelos, aumenta em até 1,5 mil toneladas por navio. A medida representa vantagemcompetitiva para os operadores, que passam a movimentar mais carga sem acréscimo de custos.

Desde a última atualização do calado, em dezembro de 2024, quando passou de 12,80m para 13,10m, ocorredor de exportação do Porto de Paranaguá ampliou sua capacidade em mais de 5%. Issosignificou pouco mais de 800 mil toneladas adicionais movimentadas até agosto deste ano.

“O nosso objetivo é receber navios cada vez maiores, que possam embarcar mais mercadorias, mantendoa excelência no atendimento às constantes demandas do mercado”, afirmou o diretor-presidente daPortos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A medida foi aprovada pela praticagem e pela Marinha do Brasil e se aplica aos berços 201, 202,204, 209, 211, 212 e 213, destinados à movimentação de cargas como açúcar, farelo,fertilizantes, milho e soja em grão.

As obras de derrocagem concluídas no ano passado e os investimentos frequentes em dragagemrealizados pela empresa pública são os principais responsáveis pelos sucessivos avanços nocalado.

CONCESSÃO

No próximo dia 22 de outubro será realizado, na Bolsa de Valores do Brasil (B3), o leilão paraconcessão do canal de acesso aos portos paranaenses. Entre as melhorias previstas está aampliação do calado para 15,5m nos cinco primeiros anos da concessão e a manutenção do mesmoaté o final do contrato.

A concessão também prevê um desconto de 12,63% na taxa Inframar, paga pelas embarcações paraacessar os portos. A arrendatária só passará a receber a tarifa completa, e poderá solicitarajustes gradativos, após cumprir o cronograma de melhorias estipulado no edital e no contrato deconcessão.

A vencedora terá ainda o compromisso de realizar estudos e levantamentos hidrográficos, dragagem,derrocagem, sinalização, entre outras ações de manutenção e modernização do canal de acessoao Porto de Paranaguá.

O investimento previsto é de R$ 1,23 bilhão, a ser executado nos cinco primeiros anos do contrato,que terá vigência de 25 anos.

MANOBRAS

A última atualização da Norma de Tráfego ocorreu em agosto, quando a Portos do Paraná divulgoua flexibilização das manobras de desatracação nos berços que movimentam, preferencialmente,cargas de granéis vegetais sólidos de exportação, como soja em grão, farelo, milho e açúcar.

A Portaria nº 144/2025 passou a valer no dia 1º de agosto, abrangendo os berços 201, 204, 212, 213e 214 do Porto de Paranaguá. A medida foi possível após a remoção da ponta da Pedra daPalangana e a revisão da sinalização do Canal de Acesso, com base em simulações de manobras quegarantiram segurança às embarcações no momento da saída do cais, sem restrições de maré oucorrente.

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