São Paulo, 29 de setembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeufecharam o pregão desta segunda-feira majoritariamente em alta, com os investidoes notando ganhosnas ações do setor farmacêutico.
As ações farmacêuticas avançaram, com a UCB da Bélgicasubindo 16,7% depois que seu tratamento de pele Bimzelx superou os concorrentes nos testes de Fase3. A GSKterminou 2,3% em alta depois que a farmacêutica britânica disse que Luke Miels substituirá EmmaWalmsley como CEO quando esta deixar o cargo em dezembro. Já a Astrazenecasubiu 0,8% depois de afirmar que listaria ações em Nova York, mas se mantendo no mercado deLondres.
“A decisão da AstraZeneca de listar suas ações diretamente na Bolsa de Valores de Nova York,mantendo sua listagem e sede no Reino Unido, é uma vitória para o mercado londrino”, afirma JoshuaMahony, da Scope Markets. “A decisão do grupo farmacêutico britânico pode efetivamente alavancara arbitragem entre Londres e Wall Street, já que os acionistas britânicos esperam por avaliaçõesmais altas nos EUA, o que, por sua vez, impulsiona suas ações listadas em Londres”, acrescenta.
Mas os investidores aguardam também o desenrolar dos acontecimentos nos EUA, que podem ter seusserviços governamentais paralisados por conta da falta de financiamento público.
O presidente dos EUA, Donald Trump, se reunirá com representantes democratas e republicanos noCongresso mais tarde hoje com o objetivo de garantir um acordo sobre o financiamento do governo eevitar uma paralisação.
O Departamento do Trabalho dos EUA suspenderá as divulgações econômicas caso o governo entreem paralisação, com diversas leituras do mercado de trabalho programadas para serem divulgadasesta semana. Os mercados têm se concentrado nesses dados para avaliar a trajetória deflexibilização da política monetária na maior economia do mundo.
“Até agora, os mercados parecem estar ignorando a grande possibilidade de uma paralisação. Asações parecem estar apostando que um acordo será alcançado em breve, com o mínimo deinterrupção”, diz Mark Malek, diretor de investimentos da Siebert Financial.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): +0,16%; 9.299,84 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,15%, 23.775,17 pontosCAC-40 (Paris): +0,13%, 7.880,87 pontosFTSE MIB (Milão): -0,22%; 42.554,40 pontosIBEX-35 (Madri): -0,22%, 15.316,30 pontosSMI-20 (Zurique): +0,64%; 12.006,71 pontosPSI-20 (Lisboa): +0,36%, 7.981,43 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA