Futuros seguem em queda refletindo planos da Opep+ de subir produção

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 29 de setembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo seguemoperando em queda no início da tarde, com os planos da Opep+ para um novo aumento de produção emnovembro e a retomada das exportações da região do Curdistão iraquiano via Turquia, ampliando aperspectiva de oferta global.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, conhecida como Opep+,deve aprovar um novo aumento da produção em sua reunião de domingo. O grupo deve confirmar umincremento de pelo menos 137 mil barris por dia (bpd) em novembro, já que os preços em altaincentivam os esforços para recuperar participação de mercado, segundo três fontes.

No entanto, a Opep+ vem produzindo quase 500 mil bpd abaixo de suas metas, contrariando expectativasde excesso de oferta no mercado.

Com a Opep+ se voltando para a participação de mercado, os fundamentos parecem mais fracos e aspreocupações com excesso de oferta prevalecem, disse Claudio Galimberti, economista-chefe daRystad Energy.

O fluxo de petróleo voltou a correr no sábado por um oleoduto da região semiautônoma doCurdistão iraquiano até a Turquia, após 2 anos e meio de interrupção, informou o Ministério doPetróleo do Iraque.

Atualmente, os fluxos de petróleo para o porto turco de Ceyhan estão em 150 mil a 160 mil bpd,disseram duas fontes da indústria à Reuters. A expectativa é que a retomada traga até 230 milbpd de petróleo de volta ao mercado internacional.

A queda dos preços nesta segunda-feira ocorre após ganhos semanais superiores a 4% para ambos osreferenciais, na semana passada, quando ataques de drones da Ucrânia contra a infraestruturaenergética russa atingiram as exportações de combustíveis do país.

A Ucrânia naturalmente sente fraqueza aqui… Se algo, provavelmente vai dobrar a intensidade deseus ataques estratégicos contra refinarias russas, disseram analistas do SEB.

A Rússia bombardeou Kiev e outras regiões da Ucrânia no domingo, em um dos ataques mais intensosà capital desde a invasão em 2022.

Enquanto isso, o presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu o primeiro-ministro de Israel, BenjaminNetanyahu, para conversas cruciais nesta segunda-feira, pressionando-o a apoiar uma proposta de pazem Gaza que visa encerrar uma guerra de quase dois anos e que tem isolado Israel internacionalmente.

Por volta de 13h44 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para outubro caía 3,59%, cotado a US$ 63,36 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para novembro recuava 3,23%, cotado a US$ 67,86 obarril.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo