EUA divulgam plano de Trump para acabar com guerra em Gaza

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 29 de setembro de 2025 – A Casa Branca divulgou na tarde de hoje um plano de 20pontos, elaborado pelo presidente Donald Trump, para encerrar a guerra em Gaza entre Israel e oHamas.

O anúncio aconteceu poucos minutos antes de Trump iniciar um discurso na Casa Branca sobre aproposta, que ainda não recebeu a concordância do Hamas.

Trump estava acompanhado pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

Se for aceito pelo Hamas, esta proposta exige a libertação imediata de todos os reféns restantes,em até 72 horas no máximo, disse Trump.

A proposta do governo americano prevê um governo internacional temporário, que seria chamado deConselho da Paz, chefiado e presidido por Trump, com outros membros e chefes de Estado a seremanunciados, incluindo o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair. O controle de Gaza seriaposteriormente cedido à Autoridade Palestina.

O plano apresentado por Trump prevê um cessar-fogo permanente e a libertação de todos os refénsque continuam nas mãos do Hamas, vivos ou mortos. Em troca, Israel libertará presos palestinos edevolverá restos mortais de pessoas de Gaza.

Trump afirmou que Israel e outras nações aceitaram as diretrizes que ele apresentou.

Espero que possamos chegar a um acordo de paz e, se o Hamas rejeitar o acordo o que sempre épossível eles serão os únicos a não aceitar, acrescentou.

“Todos os outros já aceitaram. Mas tenho a sensação de que vamos receber uma respostapositiva. Mas, se não, como você sabe, Bibi, vocês terão nosso total apoio para fazer o que fornecessário.”

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo