São Paulo, 30 de setembro de 2025 – O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que aparalisação é “provavelmente provável” e sugeriu que usaria esse período para implementarcortes em programas federais apoiados pelos democratas, além de demissões em massa de servidorespúblicos. Ele acusou os democratas de estarem causando a paralisação, apesar dos republicanoscontrolarem ambas as casas do Congresso. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.
Os democratas cobram a inclusão de benefícios de saúde que expiram no final do ano e queremrestaurar cortes no Medicaid, enquanto os republicanos querem aprovar primeiro o financiamentotemporário e discutir saúde somente depois. A falta de acordo se deve a divergências profundasentre os partidos e dentro do próprio Partido Republicano.
Caso a paralisação ocorra, cerca de 750 mil funcionários federais poderão ser afastados semremuneração, e vários serviços não essenciais serão suspensos. Serviços essenciais, comosegurança pública e benefícios sociais, continuarão operando, mas a economia e os cidadãospodem sentir impactos consideráveis.
O impasse político tem aumentado a tensão em Washington, com líderes democratas como ChuckSchumer e Hakeem Jeffries criticando a postura de Trump e os republicanos, enquanto tentam mobilizarsua base para pressionar por avanços. Trump, por sua vez, mantém posição e declara que asações durante a paralisação serão desfavoráveis aos democratas.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA