Futuros fecham em queda, com expectativa de aumento de produção pela Opep e preocupação com EUA e Ásia

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 1 de outubro de 2025 – Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam opregão desta quarta-feira em queda, sob efeito da expectativa dos investidores de aumentos naprodução da commodity por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) ecom preocupações a respeito da demanda vinda dos EUA e Ásia.

“Os traders esperam que a Opep+ aumente a produção em novembro em aproximadamente o mesmonível do aumento de 500.000 barris por dia em setembro, mesmo com a demanda dos EUA e da Ásiacomeçando a cair”, disse o analista da Rystad, Janiv Shah.

No entanto, a Opep escreveu na rede social X (antigo Twitter) que as reportagens da mídia sobreplanos para aumentar a produção em 500.000 bpd eram enganosas.

“A Opep+ considerou internamente um aumento da produção de petróleo em 500 mil barris por dia(bpd) para cada uma das próximas três reuniões, o que fez o preço do petróleo cair durante odia. No entanto, o cartel depois negou categoricamente essas notícias, classificando-as comoimprecisas. Parece que alguém no Opep+ lançou essa ideia como um ‘balão de ensaio’ antes dareunião do fim de semana e, após observar a reação negativa do mercado, decidiu recuar”, afirmaMichael Brown, estrategista sênior da Pepperstone.

Além disso, os estoques de petróleo dos EUA subiram em 1,8 milhão de barris na semanaanterior, acima da previsão de 300 mil. “Os estoques de petróleo bruto subiram após uma queda nasexportações, que não foram tão altas e podem sinalizar uma demanda fraca. Já tivemos umaliquidação muito grande devido à paralisação do governo e expectativas de que isso poderiadesacelerar a economia e prejudicar a demanda”, disse Phil Flynn, analista sênior do Price FuturesGroup.

Já na Ásia, a maior região consumidora de petróleo do mundo, os dados sobre a atividadeindustrial aumentaram as preocupações sobre a demanda por combustível, já que a atividademanufatureira contraiu na maioria das principais economias em setembro.

O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para novembro caiu 0,95%,cotado a US$ 61,78 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, comentrega para dezembro, recuou 1,03%, cotado a US$ 65,35 o barril.

Vanessa Zampronho / Agência CMA

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo