Ações operam em alta; shutdown nos EUA e crise política na França estão no radar

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 7 de outubro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeu operamem alta na manhã desta terça-feira, com os investidores pesando os efeitos do shutdown nos EUA,que completa uma semana, e da crise política na França.

“A turbulência política significa que é cada vez mais provável que o orçamento de 2025 sejaestendido até 2026 e, portanto, que as medidas de consolidação fiscal não entrem em vigor”,dizem os analistas do Danske Bank.

“A paralisação entrou na segunda semana sem solução à vista, atrasando dados econômicoscríticos e obscurecendo as perspectivas de política do Fed. Os mercados esperam cortes nas taxasde juros neste mês e em dezembro, apesar do presidente do Fed de Kansas City, Jeff Schmid,recomendar cautela em relação a novos afrouxamentos, dado os riscos persistentes de inflação”,afirma Eric Chia, estrategista de mercado financeiro da Exness.

A turbulência na política francesa continua. Com a renúncia do primeiro-ministro SébastienLecornu e de todo o seu gabinete, o presidente Emmanuel Macron deve escolher um novo nome. “NaFrança, a instabilidade contínua após a renúncia do primeiro-ministro Sebastien Lecornuaprofundou as preocupações sobre a governança fiscal”, continua Chia.

Já há expectativas de que as eleições na França sejam antecipadas. “Os mercados de apostasatualmente atribuem uma probabilidade de 57% de que eleições antecipadas sejam convocadas até ofinal deste mês. Mas não está claro que as eleições antecipadas irão resolver alguma coisa”,dizem os analistas do ING.

O shutdown nos EUA também está no radar dos investidores. O presidente Donald Trump sinalizoudisposição de fechar um acordo sobre o financiamento de subsídios de saúde exigidos pelosdemocratas, destacando os esforços incipientes no Capitólio para acabar com a paralisação dogoverno.

“Estamos negociando com os democratas agora mesmo e isso pode levar a coisas muito boas”, disseTrump a repórteres no Salão Oval ontem, pouco antes de mais uma série de votações fracassadasno Senado para resolver o impasse. “Gostaria de ver um acordo para um sistema de saúde deexcelência”, disse ele.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus às 9h37 (horário deBrasília):

FTSE-100 (Londres): +0,27%; 9.505,02 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,21%, 24.428,65 pontosCAC-40 (Paris): +0,28%, 7.993,82 pontosFTSE MIB (Milão): +0,38%; 43.308,65 pontosIBEX-35 (Madri): +0,21%, 15.589,60 pontosSMI-20 (Zurique): +0,07%; 12.560,32 pontosPSI-20 (Lisboa): 0,00%, 8.178,42 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo