São Paulo, 7 de outubro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam opregão desta terça-feira em queda, ainda sob o efeito da decisão da Organização dos PaísesExportadores de Petróleo (Opep) de aumentar a produção da commodity abaixo do previsto pelomercado – sinalizando que a entidade está atenta a um excesso de oferta.
“A medida contrastou com as expectativas do mercado de um aumento mais agressivo, um sinal deque o grupo permanece cauteloso diante das previsões de um superávit de oferta global no quartotrimestre e também no ano que vem”, afirmam analistas do ING.
Mesmo que os aumentos de produção provavelmente sejam descontinuados até o final deste ano,”eles ainda parecem grandes o suficiente na margem para inclinar ainda mais os balanços globais depetróleo em uma direção baixista”, dizem os especialistas do Ritterbusch em nota. “No entanto, aqueda nos preços é limitada, já que a maior parte do excesso de capacidade de produção da Opepestá na Arábia Saudita”, acrescentam.
Além disso, teve a notícia da administração de informações de energia do governo dosEstados Unidos (EIA), mais cedo, que fez uma estimativa sobre a produção da commodity nos EUA para2025. Segundo a entidade, a previsão é de que o país produza 13,53 milhões de barris por dia,maior do que os 13,44 milhões de bpd da estimativa anterior.
Segundo a agência, a revisão da previsão de produção de petróleo dos EUA se deveu àprodução maior em julho do que a agência havia estimado anteriormente. A EIA também elevou suasprevisões para a produção na região offshore do Golfo dos EUA, observando que alguns projetos naregião estão aumentando mais rápido do que o esperado.
A refinaria de petróleo Kirishi, na Rússia, interrompeu sua unidade de destilação maisprodutiva após um ataque de drone e um incêndio subsequente em 4 de outubro, e a recuperaçãoprovavelmente levará cerca de um mês, disseram duas fontes do setor na segunda-feira.
“Enquanto isso, os riscos geopolíticos continuam sustentando o sentimento. Embora asnegociações de paz no Oriente Médio tenham sido retomadas, as tensões continuam a persistir. NoLeste Europeu, as tensões não mostraram sinais de arrefecimento”, afirma Eric Chia, estrategistade mercado da Exness.
Perto do fechamento do pregão, às 15h08 (horário de Brasília), o preço do contrato dopetróleo WTI negociado na Nymex com entrega para novembro caía 0,12%, cotado a US$ 61,61 o barril.Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para dezembro recuava0,25%, cotado a US$ 65,30 o barril.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2024 – Grupo CMA