Colgate e ABO promovem Mês da Saúde Bucal para população infantil e deve atingir 103 mil crianças

Uma image de notas de 20 reais
Em São Paulo, 110 estudantes de odontologia farão atendimento voluntário
(Freepik)
  • Expectativa dos organizadores é que os espaços interativos e as atividades online impactem na conscientização sobre a cárie na infância
  • Na capital paulista, a iniciativa envolve cinco distritais da Associação Comercial de São Paulo
Por Letícia Cassiano

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DC NEWS]
Doenças odontológicas são um problema que chega cedo no Brasil, tão cedo quanto aos cinco anos, segundo a última edição da pesquisa SB Brasil. Divulgada pelo Ministério da Saúde em junho de 2024, com dados de 2020 até 2023, afirma que aproximadamente 46,8% das crianças brasileiras de cinco anos já sofrem com cáries – e cerca de 10% do total dessa faixa etária necessitam de tratamento de urgência. Sabendo da importância da saúde bucal no combate às desigualdades, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e a Colgate organizam, neste mês, ações voltadas à higiene bucal de crianças, como parte do calendário de ações do Mês da Saúde Bucal. Ao todo, a ação ocorre em 85 cidades e a expectativa é de aproximadamente 103 mil crianças.

A iniciativa une a campanha Sorriso Saudável, Futuro Brilhante, da marca do grupo Colgate-Palmolive, e une esforços com o programa Um Sorriso do Tamanho do Brasil, da ABO. A mobilização pretende reunir crianças de todo o país em uma escovação coletiva nas escolas e no ambiente digital. Além das atividades, a campanha envolve a distribuição de kits, ações educativas com dentistas voluntários e a presença de influenciadores digitais. “Este projeto acontece em todos os estados, cada um com suas características, levando saúde bucal de maneira lúdica e alegre”, disse a cirurgiã-dentista Roberta Lopes Gomes Cesário, diretora da ABO e uma das organizadoras do programa.

Em São Paulo, 110 estudantes de odontologia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), interessados em saúde pública, irão participar como voluntários. Um dos destaques acontece nesta quinta-feira (23), com a celebração do Dia Nacional da Escovação. O evento que marca a data acontece no Clube Esperia, em Santana, na Zona Norte da capital paulista, com gincanas que simulam o processo de higiene bucal com alunos da rede pública. A cirurgiã-dentista, que também é vice-superintendente da Distrital do Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), ressaltou a parceria entre as entidades. “Tivemos grande apoio da ACSP, que promoveu uma união das distritais Norte, Tatuapé, Nordeste e Noroeste para viabilizar o projeto”, afirmou.

Escolhas do Editor

A diretora da ABO diz que o Mês da Saúde Bucal “cresce a cada ano unindo cidadania, educação e saúde pública” visando reverter esses índices no país, que afeta a população desde a infância. “[Ele] aproxima empresas, instituições e voluntários em prol da saúde das crianças”, afirmou. Em todo o mundo, problemas de saúde bucal afetam principalmente a população mais vulnerável. O levantamento de 2024 do Fórum Econômico Mundial, The Economic Rationale for a Global Commitment to Invest in Oral Health, revelou que um terço da população de baixa renda dos Estados Unidos, por exemplo, sente que o estado de saúde e a aparência de suas bocas prejudicam o desempenho na busca por emprego.

Voltar ao topo