Trump e Xi Jinping se encontram na Coreia; reunião deve durar mais de 3 horas

Uma image de notas de 20 reais

Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

BUSAN, COREIA DO SUL (FOLHAPRESS) – O encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder chinês Xi Jinping começou por volta das 11h, no horário local de Busan, na Coreia do Sul, nesta quinta-feira (30), onde os líderes se encontram para discutir a relação comercial, em especial as tarifas impostas pelo americano aos produtos chineses.

O encontro ocorreu na cidade próxima a Gyeongju, onde líderes de Estado se encontram para participar da cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, em português).

No início da reunião, os líderes deram as mãos e afirmaram que o encontro era um prazer.

“É um grande prazer vê-lo novamente”, disse Xi a Trump.

O americano respondeu que sentia o mesmo. “Vamos ter uma reunião de muito sucesso, sem dúvidas”, afirmou Trump.

Aos jornalistas presentes, o americano afirmou que espera assinar nesta quinta o acordo e que os líderes têm um bom relacionamento.

O americano ainda brincou. “Ele é um negociador muito duro. Isso não é bom”, disse, dando tapinhas nas costas de Xi, que não falou com a imprensa.

O líder chinês, já na mesa de negociação, afirmou que a China e os Estados Unidos devem ser parceiros e amigos. “Isto foi o que a história nos ensinou, e que a realidade demanda”, declarou.

“Eu acredito que o desenvolvimento da China ande de mãos dadas com a sua ideia de fazer a América grande novamente”, declarou Xi, referindo-se ao lema Maga (Make America Great Again) do americano.

Segundo a Fox News, Trump fez comentários durante um jantar diplomático oferecido pelo presidente sul-coreano Lee Jae Myung na quarta-feira (29) enquanto se sentava para a refeição. O americano achava que o microfone estava desligado quando afirmou que sua reunião com Xi “duraria de três a quatro horas”.

“Vamos ter algo que será muito, muito satisfatório para a China e para nós. Acho que teremos uma -acho que será uma reunião muito boa. Estou ansioso por ela amanhã de manhã, quando nos encontrarmos”, disse Trump.

Os líderes não se encontravam desde 2019, quando realizaram uma reunião bilateral durante a cúpula do G20, em Osaka, no Japão. Desde então, a tensão entre os países cresceu, e chegou ao ápice com a nova fase da guerra comercial iniciada por Trump e respondida à altura por Pequim.

Voltar ao topo