São Paulo, 28 de agosto de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem abrir o pregão desta quinta-feira em alta, com os investidores digerindo os resultadostrimestrais da Nvidia, divulgados ontem depois do fechamento do pregão norte-americano, eanalisando a segunda leitura do PIB do segundo trimestre do país.
A incerteza em torno da guerra comercial entre China e EUA forçou a Nvidia a deixar de fora aspotenciais vendas na China de sua previsão trimestral. A exclusão ocorreu apesar de a empresa tergarantido certas licenças no início deste mês para vender seus chips H20 para o principal mercadoda China, após fechar um acordo de divisão de receita com o governo dos EUA.
“Eles não incluíram a China em seu guidance, e algumas pessoas esperavam que houvesse algumasvendas na China ali, talvez uma posição um pouco mais firme de que as vendas na China poderiamcontinuar”, disse Ben Reitzes, chefe de pesquisa de tecnologia da Melius.
“O crescimento do núcleo fora da China foi muito bom”, acrescentou. “Deve haver um crescimentoainda maior no quarto trimestre, então acho que estamos com tudo pronto”.
“O maior gargalo da Nvidia não é o silício, é a diplomacia”, disse Michael Ashley Schulman,diretor de investimentos da Running Point Capital. Ele acrescentou que a curva de crescimento daNvidia “ainda é impressionante, mas não tão exponencial”.
A empresa disse que cerca de metade de sua receita de US$ 41 bilhões em data centers veio degrandes provedores de serviços de nuvem durante o último trimestre. O valor ficou ligeiramenteabaixo das estimativas de US$ 41,42 bilhões, segundo dados da Visible Alpha.
“Os resultados do data center, embora expressivos, mostraram indícios de que os gastos comhiperescaladores podem diminuir nas margens se os retornos de curto prazo dos aplicativos de IAcontinuarem difíceis de quantificar”, disse o analista da eMarketer, Jacob Bourne.
Já a segunda leitura do PIB do segundo trimestre mostrou uma alta de 3,3% em base anualizada,acima da previsão de 3,1% do mercado. Segundo o departamento do Comércio, que divulgou o indicadorhoje mais cedo, o aumento do PIB no segundo trimestre refletiu principalmente uma queda nasimportações, que são uma subtração no cálculo do PIB, e um aumento nos gastos do consumidor.Esses movimentos foram parcialmente compensados por quedas no investimento e nas exportações.
“As quedas nos componentes no primeiro trimestre foram acompanhadas de ganhos no segundotrimestre, com impacto tarifário evidente. Os estoques, parte essencial do investimento,apresentaram um aumento de 2,59% no primeiro trimestre, com o aumento das importações pelasempresas, enquanto os estoques caíram -3,29% no segundo trimestre”, diz Greg Michalowski, daInvestingLive.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 10h01 (de Brasília):
Dow Jones: +0,13%, 45.699,00 pontosNasdaq 100: +0,02%, 23.634,50 pontosS&P 500: +0,04%, 6.498,75 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA