Ações devem abrir em alta, com expectativas de cortes de juros por parte do Fed

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 13 de agosto de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem abrir o pregão desta quarta-feira em alta, com os investidores pesando a possibilidadede cortes de juros na reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) desetembro.

O aumento nas expectativas se deu depois da divulgação, ontem, do índice de preços aoconsumidor (CPI, da sigla em inglês) de julho, que mostrou alta de 0,2% em base mensal e de 2,7% embase anual. Além disso, contam pontos o payroll de julho, divulgado na semana passada, que mostroua criação de vagas abaixo do previsto pelo mercado e por grandes revisões para baixo dos mesesanteriores.

“Um relatório positivo do CPI, divulgado logo após a queda no payroll, fortaleceu o argumentoa favor de um corte do Fed em setembro”, disse Nikos Tzabouras, analista sênior de mercado daTradu.com.

“No entanto, a euforia do mercado pode ser desafiada, já que os riscos de estagflaçãopersistem, o que pode corroer o consumo e prejudicar a publicidade, uma importante fonte de receitapara muitos gigantes da tecnologia”.

“A desaceleração da demanda provavelmente está limitando as pressões inflacionárias nosEUA”, afirma David Kohl, economista-chefe do Julius Baer. Kohl avalia que o impacto total dastarifas, que aumentaram em agosto, ainda não foi sentido, mas os riscos de queda devido aoarrefecimento da demanda permanecem. “A esperada tendência de alta gradual e transitória dastarifas sobre a inflação será atenuada pela demanda mais fraca das famílias. Isso poderiapermitir que o Fed retome os cortes de juros em sua próxima reunião em setembro”, acrescenta.

Mas há analistas que apontam que o CPI dentro do esperado não conta com o efeito das tarifas.”As medidas de inflação básica e geral atenderam mais ou menos às expectativas para julho, masesta pode ser a calmaria antes da tempestade”, diz Greg McBride, analista do Bankrate. “O relatóriodo CPI mede a inflação em julho, mas uma série de tarifas entrará em vigor em agosto”, continua.”Pode levar alguns meses até que esses custos cheguem totalmente ao consumidor, mas a inflaçãodeve se recuperar no segundo semestre do ano”, afirma o analista.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, em declarações recentes, disse que o Feddeveria cortar os juros em 0,50 ponto percentual (pp) já em setembro, o que está descartado pelosanalistas. A ferramenta CME FedWatch aponta que a probabilidade de corte em 0,25 pp é de quase100%. Bessent disse também que a taxa de juros deveria ser entre 1,5 pp e 1,75 pp menor. “Estámuito restritiva”, disse em entrevista à Bloomberg.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 9h56 (de Brasília):

Dow Jones: +0,36%, 44.716,00 pontosNasdaq 100: +0,36%, 24.023,25 pontosS&P 500: +0,27%, 6.486,50 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo