São Paulo, 6 de março de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem abrir o pregão desta quinta-feira em queda, com os investidores pesando as incertezassobre as tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
Ontem, Trump isentou por um mês as tarifas para o setor automobilístico. Embora isso tenhacausado um rali na quarta-feira, esse otimismo parece ter se dissipado, já que Wall Streetquestionou o quão efetiva essa isenção será. A CNBC relatou que os traders estavam esperando pormais isenções e preocupados que uma onda de tarifas fora da indústria automobilísticasobrecarregasse os mercados nos próximos dias e semanas.
“A isenção de um mês para as montadoras dos EUA apoia nossa visão de que essas tarifasparecem ser, pelo menos em parte, uma tática de negociação em vez de uma mudança permanente.Embora não esperemos que as tarifas sobre o Canadá e o México sejam sustentadas, o risco detensões comerciais prolongadas aumentou”, disseram analistas do UBS.
“Isentar as montadoras por apenas um mês de tarifas draconianas é como colocar um Band-Aid emum ferimento de bala, dada a torrente de anúncios comerciais/tarifários planejados pela CasaBranca nos próximos meses”, afirma Adam Crisafulli, da Vital Knowledge.
Vários dados econômicos dos EUA foram divulgados agora pela manhã. Os pedidos deseguro-desemprego caíram em 21 mil, para 221 mil pedidos (ante previsão de 235 mil), aprodutividade da mão de obra subiu 1,5% no quarto trimestre em leitura revisada (ante leiturapreliminar de 1,2%), e o déficit da balança comercial de janeiro somou US$ 131,382 bilhões.
“O aumento do déficit comercial para um recorde de US$ 131,4 bilhões em janeiro foi mais umavez impulsionado por um grande crescimento nas importações, já que as empresas correram paraantecipar pedidos antes que novas tarifas específicas por país e produto entrassem em vigor. Comnovos anúncios de tarifas previstos para o próximo mês, incluindo tarifas recíprocas, essatendência dificilmente se reverterá no curto prazo, sugerindo que o déficit comercialpermanecerá amplo neste trimestre”, afirma Thomas Ryan, economista para a América do Norte daCapital Economics.
Ontem, a divulgação do Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) ea leitura do índice ISM da indústria indicaram medo de aumento nos custos de insumos por causa dastarifas. Mais cedo, dados da consultoria Challenger, Gray & Christmas mostraram que os anúncios dedemissões dispararam para as máximas de 2020 , o que a empresa de recolocação descobriu ter sidoimpulsionado pelos esforços de Trump e do bilionário Elon Musk para reduzir a força de trabalhodo governo federal.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 11h03 (de Brasília):
Dow Jones: -0,93%, 42.667,00 pontosNasdaq 100: -1,61%, 20.332,75 pontosS&P 500: -1,21%, 5.780 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA