São Paulo, 27 de agosto de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem abrir o pregão desta quarta-feira em queda, com os investidores aguardando adivulgação do balanço da Nvidia, considerada a ‘queridinha’ da inteligência artificial. Alémdisso, a tensão entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o Fed, especialmente com a governadoraLisa Cook, permanece.
“Os próximos resultados financeiros da Nvidia representam mais do que um relatório de lucrospadrão; eles são um teste decisivo para toda a narrativa de investimento em InteligênciaArtificial (IA) que impulsionou os mercados de tecnologia a novos patamares”, diz Zain Vawda,analista de mercado da Oanda.
“Da mesma forma que a Apple simbolizou a era dos smartphones, a Nvidia agora define a era da IA.As ações se tornaram o coração do mercado”, disse Josh Gilbert, analista de mercado da eToro.”Independentemente de você possuir ações da Nvidia ou não, o resultado impactará seu portfóliode alguma forma”.
“Sei que os investidores estão realmente ansiosos e que a Nvidia não teve um bom desempenhonas últimas reportagens, mas a história continua a mesma: é uma das empresas mais importantes domundo, em meio à maior mudança estrutural na economia mundial. Realmente não mudaria nossa tesese a ação reagisse mal”, disse Tom Lee, chefe de pesquisa e diretor de investimentos da FundstratCapital.
Já do lado da tensão entre Trump e Fed, a governadora Lisa Cook se recusa a sair do cargodepois de ter sido demitida por Trump. Ela prometeu entrar na Justiça contra a demissão. “Atentativa do presidente Trump de demitir Cook pode ser um ponto de inflexão que pode remodelar obanco central à imagem do presidente”, afirmam os analistas Krishna Guha e Marco Casiraghi, daEvercore ISI.
“Acreditamos que o cenário base neste momento deve ser o de uma ‘Trumpificação’ substancialdo Fed até 2026”, acrescentam. “Se Cook for forçada a sair, isso poderá corroer a independênciado Fed e se manifestar em uma curva de juros mais inclinada, maior compensação inflacionária e umprêmio de risco inflacionário mais alto”, concluem.
“Ameaças à independência do Fed e o agravamento do déficit orçamentário dos EUA sãofatores estruturais de estresse para o dólar”, afirma Antje Praefcke, do Commerzbank, em nota. Adecisão do presidente Trump de demitir a governadora do Fed, Lisa Cook, levantou novaspreocupações sobre a independência do banco central, que é “essencial para manter o valor de umamoeda”, afirma.
O presidente Trump disse a assessores que quer agir rapidamente para anunciar um indicado parasubstituir Lisa Cook no conselho de governadores do Federal Reserve, de acordo com pessoasfamiliarizadas com o assunto informaram à agência Dow Jones. “Temos algumas pessoas muito boaspara essa posição”, disse Trump a repórteres na Casa Branca na terça-feira.
O mercado também aguarda a divulgação da segunda leitura do PIB do segundo trimestre, queserá amanhã, e do PCE de julho, na sexta-feira. “Existe o risco de vermos o PIB marcado um poucoabaixo nesta segunda estimativa. Dito isso, os mercados tendem a não se deter em númerosretrospectivos do PIB, a menos que a revisão seja significativa”, afirma Fawad Razaqzada, analistade mercado da CityIndex.
“O PCE é o indicador de inflação preferido do Fed e, com o CPI em queda, mas o PPI em alta, ahistória parece indicar que as empresas estão absorvendo os custos tarifários em vez derepassá-los. Esse cabo de guerra deixa o Fed em uma situação delicada”, conclui.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 9h57 (de Brasília):
Dow Jones: -0,01%, 45.483,00 pontosNasdaq 100: -0,07%, 23.573,50 pontosS&P 500: -0,03%, 6.480,50 pontos
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA