Ações devem abrir mistas, com incertezas sobre tarifas e sob efeito de balanços corporativos

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 22 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem abrir o pregão desta terça-feira em campo misto, com os investidores pesando asincertezas das tarifas de Donald Trump e a divulgação de mais balanços empresariais nesta manhã.

A General Motors viu seu lucro principal no segundo trimestre cair 32% para US$ 3 bilhões,culpando os altos custos tarifários pela redução de US$ 1,1 bilhão em seus resultadosfinanceiros. As ações da GM caíram 3,5% no pré-mercado, enquanto as da Ford caem 1%. Alémdisso, as ações da Lockheed Martin, empresa aeroespacial e de defesa caíram 7% no pré-mercado,depois que a receita da empresa no segundo trimestre ficou abaixo das estimativas dos analistas.

Sobre negociações comerciais, elas seguem paralisadas, já que a União Europeia avalia novascontramedidas contra os Estados Unidos e as esperanças de um acordo provisório com a India estãodiminuindo, disseram autoridades do governo indiano.

“A postura desafiadora dos mercados em relação às notícias sobre tarifas será colocada àprova nos próximos dias, à medida que aumenta o risco de que nenhum acordo comercial seja fechadoantes do prazo de 1º de agosto. A visão consensual é que o dólar pode perder mais valor diante deuma elevação média nas tarifas dos Estados Unidos. No entanto, a capacidade do euro de sebeneficiar dessa situação pode depender de a União Europeia ser ou não envolvida em uma grandeescalada de retaliações comerciais”, afirmam os analistas da ING.

Ontem, o S&P 500 subiu cerca de 0,1% e o Nasdaq Composite avançou quase 0,4%. Ambos os índicesatingiram novas máximas intradiárias históricas e fecharam em níveis recordes, impulsionados porum salto antes dos lucros da Alphabet.

“Embora as ações dos EUA possam estar prestes a dar uma pausa, acreditamos que o mercado emalta permanece intacto. Recomendamos usar a volatilidade como uma oportunidade para entrargradualmente nos mercados”, disse Mark Haefele, diretor de investimentos da UBS Global WealthManagement.

Dada a recente alta nas ações, os investidores estão atentos à capacidade do mercado, comalguns comentando que as avaliações já parecem estar esticadas. O diretor de investimentos daCetera Investment Management, Gene Goldman, afirmou que “muitas das boas notícias parecem já estarprecificadas, deixando pouca margem para erro”.

“Os mercados podem ter se recuperado rápido demais, longe demais, acrescentou Goldman. “Apóscair para 4.982 pontos após o ‘dia da libertação’, o S&P se recuperou acentuadamente, na verdade.A recuperação foi a mais rápida em quase 50 anos, mesmo com as expectativas de lucro para 2025tendo sido reduzidas quase pela metade”.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 9h51 (de Brasília):

Dow Jones: -0,10%, 44.501,00 pontosNasdaq 100: -0,03%, 23.334,00 pontosS&P 500: +0,04%, 6.347,25 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo