Ações devem abrir mistas, sob efeito de acordos comerciais e balanços corporativos

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 25 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem abrir o pregão desta sexta-feira em campo misto, com os investidores analisando asnegociações tarifárias do governo de Donald Trump e os balanços corporativos divulgados até omomento.

Todos os três principais índices estavam prontos para encerrar a semana em alta, à medida quenovos sinais de progresso surgiam em acordos entre os Estados Unidos e seus parceiros comerciais,incluindo Japão , Indonésia e Filipinas, o que ajudou a impulsionar os mercados a novas máximas.

As esperanças de um acordo com a União Europeia cresciam, enquanto as negociações com aCoreia do Sul ganhavam força antes do prazo final de 1º de agosto, que se aproxima rapidamente. Osinvestidores esperam uma resolução até essa data, que possa contornar as pesadas tarifas deimportação dos EUA.

“O ‘momentum’ se consolidou e, embora o otimismo seja compreensível, os mercados estão secomportando como se os riscos tivessem desaparecido”, afirma Nigel Green, CEO do grupo global deconsultoria financeira deVere Group. “Mas eles não desapareceram. Na verdade, quanto mais nosaproximamos de 1º de agosto, mais frágil a alta se torna”, continua.

A jornada para atingir máximos históricos na semana passada foi apoiada por uma fortetemporada de lucros, incluindo a Alphabet, cujo balanço veio melhor que o esperado. Mais de 82% das169 empresas do S&P 500 que divulgaram seus resultados até o momento superaram as expectativas deWall Street, de acordo com a FactSet.

“Essa parte do rali precisa se ampliar ou se tornar mais consistente com o que vimos no mercadoem geral para continuar subindo mais um pouco”, disse Keith Buchanan, gerente sênior de portfólioda Globalt Investments.

No entanto, houve alguns resultados negativos. A Tesla e a General Motors apresentaram quedasnas cotações de suas ações. A queda da Tesla ocorreu após o alerta do CEO Elon Musk sobretrimestres mais difíceis pela frente, à medida que os subsídios para veículos elétricos nos EUAdiminuíam, enquanto a General Motors foi afetada após absorver um golpe de US$ 1,1 bilhão dastarifas abrangentes do presidente Donald Trump em seus lucros do segundo trimestre.

A Intel caiu 7,8% no pré-mercado de sexta-feira, depois que a fabricante de chips previu perdasmaiores no terceiro trimestre do que Wall Street havia estimado e anunciou planos de cortarempregos.

“As manchetes sobre tarifas estão impulsionando o sentimento de risco do mercado, alimentandoum clima de risco esta semana. No entanto, alguma volatilidade perto do prazo final de 1º de agostoainda é possível”, disse um grupo de analistas liderado por Adam Kurpiel, do Société Générale.

Tem também a reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na próximasemana. O mercado precifica a manutenção dos juros, mas a expectativa é sobre as falas dopresidente da instituição, Jerome Powell, na coletiva de imprensa que acontece logo depois dadivulgação da decisão de política monetária.

Dados como os pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA caíram, enquanto os PMIs mostraramque a medida composta de atividade atingiu a máxima em sete meses de 54,6. “Com esses dadossólidos em mãos, os investidores reduziram a probabilidade de cortes nas taxas do FederalReserve”, elevando, por sua vez, os rendimentos dos títulos do Tesouro americano, afirmam analistasdo Deutsche Bank.

Powell também vem sendo pressionado por Trump a baixar os juros. “O presidente criticarpessoalmente Jerome Powell não é apenas encenação política”, observa Nigel Green. “Isso corróia confiança global nas instituições dos Estados Unidos. Se o mercado perder a fé naindependência do Federal Reserve, o impacto se espalhará por todas as classes de ativos”.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 9h55 (de Brasília):

Dow Jones: +0,13%, 44.958,00 pontosNasdaq 100: -0,03%, 23.370,00 pontosS&P 500: +0,10%, 6.408,25 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo