Ações devem abrir mistas, sob efeito dos resultados de big techs e visita de Trump ao Fed

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 24 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem abrir o pregão desta quinta-feira em campo misto, com os investidores pesando osbalanços das big techs Tesla, Alphabet e IBM, divulgados ontem, e a visita do presidente DonaldTrump à sede do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), marcada para hoje.

As ações da IBM caiem 6% depois que a receita de software do segundo trimestre da empresaficou abaixo das expectativas. Já as da Alphabet avançam 3%, após registrar lucros e receitas nosegundo trimestre acima do esperado pelos analistas. reforçando os ganhos no S&P 500 e no Nasdaq.

No entanto, as ações da Tesla caem 6% na quinta-feira de manhã, depois que os investidoresficaram decepcionados com a queda na receita do setor automobilístico pelo segundo trimestreconsecutivo.

A visita de Trump ao Fed coloca mais pressão sobre o presidene do banco, Jerome Powell. Emboranão haja a previsão de que Powell seja demitido de seu cargo, as contínuas críticas de Trump àinstituição colocam a sua independência em xeque.

“A visita planejada do presidente dos Estados Unidos ao Federal Reserve nesta semana representauma demonstração rara e explícita de pressão política, marcando a primeira vez em quase 20 anosque um presidente em exercício realiza uma visita oficial ao banco central dos EUA”, diz NigelGreen, CEO da deVere Group.

“Esse gesto é considerado ousado, mas, reflete muito mais a crescente frustração de Trump coma condução da política monetária do que uma real possibilidade de destituição de Jerome Powelldo cargo. Embora Trump tenha criticado de forma contundente o presidente do Fed e até cogitado suademissão publicamente, especialistas do setor financeiro avaliam que não há bases concretas paratal medida, que traria grandes riscos à autonomia da instituição e ao mercado financeiro”,acrescenta.

Os acordos comerciais assinados entre EUA e alguns países, com destaque para o firmado com oJapão, traz um pouco de otimismo para os investidores. “Estamos começando a ver alguma clareza comesses acordos sendo fechados, e isso certamente é otimista. E certamente isso mantém o impulso nomercado de ações, disse Jeremy Siegel, professor de finanças da Wharton School e economistasênior da WisdomTree.

“Um acordo tarifário dos EUA com o Japão aumentou a confiança do mercado de que o pior doconflito comercial global pode ter passado, aumentando as esperanças de um acordo com a UniãoEuropeia”, disse Mark Haefele, diretor de investimentos da UBS Global Wealth Management.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 9h58 (de Brasília):

Dow Jones: -0,71%, 44.892,00 pontosNasdaq 100: +0,10%, 23.333,25 pontosS&P 500: -0,07%, 6.391,50 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo