Ações devem fechar mistas, depois de decisão de corte de 0,25 pp do Fed e Powell reforçando receio com desemprego

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 17 de setembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos devem fechar o pregão desta quarta-feira em campo misto, com os investidores analisando adecisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), quecortou os juros em 0,25 ponto percentual (pp), como era amplamente esperado pelo mercado, ereverberando o discurso do presidente da instituição, Jerome Powell, que reforçou a preocupaçãodo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) com o mercado de trabalho.

“O Fed está tomando essa decisão porque ele está olhando tanto para dados de inflação edados de desemprego. E fica claro que tomaram essa decisão, pelos modelos macro que eles utilizam,principalmente, com o objetivo de proteger o nível de pleno emprego da economia americana”, afirmaThiago Calestine, economista e sócio da Dom Investimentos.

Há analistas que apontam que houve um grande otimismo antes da decisão do Fed, mas com ocomunicado e a entrevista de Powell, houve uma arrefecida nos ânimos. “Espero uma reação negativae impulsiva, porque houve muita empolgação e um pouco de exuberância excessiva surgiu cedodemais. Não sei se devemos comemorar; se esse tipo de corte é suficiente para justificar novasmáximas esta semana”, diz Mark Malek, diretor de investimentos da Siebert Financial.

Powell mencionou a moderação do crescimento econômico e o alívio da inflação, que, apesardisso, permanece ‘relativamente elevada’. “As tarifas foram citadas, e seus efeitos sobre ainflação são considerados pelo Fomc ainda imprevisíveis, com a possibilidade de pressãoadicional aos preços, apesar de os efeitos terem sido limitados até o momento a itensespecíficos, como bens”, afirma Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad.

“Eu diria que este é um relatório levemente otimista, pois mostra que o Fed não tem mais oviés agressivo que tinha no início do ano. No comentário, o desemprego parece ser umapreocupação tão grande quanto a inflação”, diz Chris Grisanti, estrategista-chefe de mercado daMai Capital Management.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 16h50 (de Brasília):

Dow Jones: +0,55%, 46.006,07 pontosNasdaq 100: -0,27%, 22.274,29 pontosS&P 500: -0,03%, 6.600,23 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo