São Paulo, 21 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo misto, enquanto Wall Street inicia uma semana movimentada combalanços de gigantes da tecnologia e atenção redobrada aos riscos em torno das tarifas dopresidente Trump.
Esta semana, o foco dos investidores se concentra em dois temas: maior clareza sobre a políticacomercial dos Estados Unidos, à medida que a implementação das tarifas se aproxima, e osbalanços das gigantes de tecnologia, enquanto Wall Street avalia as altas históricas nasavaliações do mercado.
A temporada de balanços entra em ritmo acelerado esta semana, com Alphabet e Tesla divulgando seusresultados na quarta-feira sendo as primeiras do grupo das “Sete Magníficas” a apresentar osnúmeros do segundo trimestre. Resultados fortes podem validar as avaliações elevadas, já que ofoco do mercado no crescimento da IA reacende comparações com as bolhas tecnológicas do passado.
No front comercial, segundo a Bloomberg, a União Europeia estaria ampliando o escopo de suaretaliação caso não consiga firmar um acordo comercial com os EUA. O bloco estaria disposto aaceitar um acordo desequilibrado para romper o impasse antes da entrada em vigor das tarifas deTrump em 1º de agosto. No entanto, a postura cada vez mais rígida de Trump e a resistência demembros da UE a concessões reduzem as esperanças de um acordo.
Durante o fim de semana, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, reafirmou o prazo de agostoestabelecido pela Casa Branca para as novas tarifas, chamando-o de prazo definitivo paraconformidade embora tenha dito que conversas poderão continuar após essa data.
Enquanto isso, os resultados trimestrais sólidos da Cleveland-Cliffs e da Verizon impulsionaram asações dessas empresas. A Cleveland-Cliffs superou as projeções de Wall Street no segundotrimestre, beneficiada pelas tarifas de Trump sobre o aço. Também nesta segunda-feira, a Dominosdivulgou vendas acima do esperado, com novos produtos atraindo consumidores e ajudando a compensaros impactos da incerteza tarifária.
Das 59 empresas do S&P 500 que já divulgaram resultados, 86% superaram as estimativas de consensode Wall Street uma taxa historicamente forte, embora com expectativas iniciais modestas.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 16h48 (de Brasília):
Dow Jones: -0,02%, 44.334,22 pontos
Nasdaq 100: +0,39%, 20.977,90 pontos
S&P 500: +0,18%, 6.307,92 pontos
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2025 – Grupo CMA