Ações disparam para maior nível desde 2008 com perspectiva otimista - DJ News

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 31 de julho de 2025 – As ações do Société Générale subiram para o maior nívelem mais de uma década nesta quinta-feira, impulsionadas por uma orientação mais positiva eaumento nos pagamentos aos investidores. As informações são da agência de notícias “Dow Jones”.

O terceiro maior banco da França em valor de mercado se beneficiou da recuperação contínuade suas operações de varejo domésticas e de um controle rigoroso de custos, o que ajudou aimpulsionar significativamente o lucro do segundo trimestre.

Desde que assumiu o comando em 2023, o CEO Slawomir Krupa tem reestruturado o banco com a vendade ativos não essenciais, simplificando as operações e fortalecendo o balanço patrimonial.

“Continuamos totalmente focados na execução precisa e metódica do nosso plano para 2026, como objetivo de garantir um crescimento sustentável e lucrativo para todos os nossos stakeholders”,afirmou Krupa nesta quinta-feira.

As ações em Paris chegaram a subir 8,5% pela manhã, atingindo 56,80 euros, o maior patamardesde outubro de 2008, e ampliando os ganhos acumulados no ano. Desde o início de janeiro, ospapéis mais que dobraram de valor.

Segundo analistas, os resultados recentes mostram que a estratégia do CEO está funcionando,permitindo ao banco fortalecer sua base de capital e priorizar o retorno aos acionistas.

Para 2025, o Société Générale projeta um retorno sobre o patrimônio tangível (ROTE, nasigla em inglês) de cerca de 9%, acima da previsão anterior de mais de 8%. No primeiro semestre, oretorno foi de 10,3%.

O banco também revisou sua meta de eficiência (relação custo/receita), prevendo agora umíndice abaixo de 65%, ante estimativa anterior de menos de 66%.

No segundo trimestre, encerrado em 30 de junho, o lucro líquido saltou 31% e atingiu 1,45bilhão de euros (US$ 1,65 bilhão), superando a previsão de 1,20 bilhão de euros em pesquisa daVisible Alpha.

A receita líquida bancária foi de 6,79 bilhões de euros, ligeiramente acima do registrado umano antes e das estimativas do mercado. O crescimento foi impulsionado principalmente pela unidadede banco de varejo na França, gestão de ativos e seguros, devido ao aumento da receita líquida dejuros – a diferença entre o que o banco ganha com empréstimos e o que paga em depósitos.

Em outras áreas, a receita do segmento de banco global e soluções para investidores teve levealta, enquanto as divisões de mobilidade e banco de varejo internacional registraram quedas anuais,ainda que os resultados tenham superado as expectativas.

“Consideramos esses resultados impressionantes, com desempenho acima do esperado em todas asdivisões principais”, disseram analistas do Citi.

O banco afirmou que consideraria distribuir excesso de caixa aos acionistas caso sua taxa decapital principal (CET1) superasse 13%. Com o índice em 13,5% no fim de junho, o SociétéGénérale anunciou que recomprará 1 bilhão de euros em ações a partir de segunda-feira. Oconselho também aprovou o pagamento de um dividendo intermediário de 0,61 euro por ação,previsto para outubro.

Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo