Ações encerram em alta, com traders ignorando shutdown e relatório da ADP; S&P atinge novo recorde

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 1 de outubro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão desta quarta-feira em alta, com o S&P 500 ultrapassando os 6.700 pontospela primeira vez, com os investidores ignorando o shutdown e o relatório de vagas de emprego daADP.

A alta do índice foi impulsionada pela valorização das ações do setor de saúde, com fortesganhos da Regeneron Pharmaceuticals e Moderna. “A principal questão em Wall Street, de longe, é seas ações da indústria farmacêutica continuarão a subir após o anúncio do acordo de ontem”,afirma Jared Holz, estrategista de ações de saúde da Mizuho. O presidente dos EUA, Donald Trump,fechou um acordo com a Pfizer para reduzir seus preços no país.

Trump disse ontem que outras farmacêuticas estão negociando acordos semelhantes e que novosanúncios são esperados nas próximas semanas. Se “a Casa Branca estiver focada em uma ‘vitória’segundo seus próprios termos – em grande parte, pela ótica – e mais flexível quanto à forma queisso assumirá, e menos focada em uma estrutura rígida”, diz o analista Carter Gould, da CantorFitzgerald. “Isso pode permitir que as empresas direcionem seus acordos para pontos focais menosdolorosos”.

Além disso, o shutdown, que começou hoje à meia noite, não parece despertar preocupaçõesnos investidores – que acreditam que a paralisação não deve durar muito. “O mercado parecedespreocupado”, disse Louis Navellier, fundador da Navellier & Associates. “Os compradoresesperançosos da queda terão que esperar. O momentum continua positivo”.

O mercado de ações normalmente se manteve estável durante paralisações governamentaisanteriores, mas esta pode ser mais arriscada, dada a série de fatores econômicos em jogo. Osinvestidores continuam preocupados com a desaceleração do mercado de trabalho e os riscos deinflação, bem como com as avaliações de ações historicamente elevadas e os níveis deconcentração do mercado.

Um dado que surpreendeu os mercados hoje foi o corte de 32 mil vagas de trabalho no setorprivado em setembro divulgado pela ADP. Embora tal dado não seja considerado relevante para acomposição do payroll, como ele talvez não seja divulgado por conta do shutdown, o indicadorganhou importância.

“Este é outro dado em meio a uma longa lista de dados fracos do mercado de trabalho. Seja qualfor a perspectiva, trata-se de um mercado de trabalho em enfraquecimento e, na nossa opinião, o Fedprovavelmente continuará em sua trajetória de cortes até o final do ano. A falta de outros dadostorna isso mais difícil para o Fed”, diz Matthew Miskin, co-estrategista chefe de investimentos daManulife John Hancock Investments.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:

Dow Jones: +0,09%, 46.441,10 pontosNasdaq 100: +0,42%, 22.755,16 pontosS&P 500: +0,33%, 6.711,20 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo