São Paulo, 16 de setembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo negativo, com poucas alterações em relação ao dia anterior,à medida que investidores realizavam lucros antes da muito aguardada decisão do Federal Reservesobre a taxa de juros.
Principais líderes do mercado em alta registraram queda, com as ações da Nvidia recuando mais de1,6%. Palantir, Microsoft e a controladora do Google, Alphabet, também tiveram leves recuos.
A reunião de dois dias do Fed, que começou na terça-feira, deve resultar em um corte de jurospela primeira vez desde dezembro. Os contratos futuros de taxa de juros precificam 100% de certezade pelo menos um corte de 0,25 ponto percentual, segundo a ferramenta FedWatch da CME.
Os investidores também acompanharão de perto a coletiva de imprensa do presidente do Fed, JeromePowell, em busca de sinais sobre a política monetária futura, já que ainda há dúvidas sobre senovos cortes ocorrerão nas próximas reuniões ao longo do restante deste ano e em 2026. A reuniãoocorre após o Senado confirmar a indicação do presidente Donald Trump para integrar o bancocentral, Stephen Miran.
Embora a demanda por trabalho esteja enfraquecendo, problemas na oferta de mão de obra continuamcompensando essa fraqueza, e os riscos de recessão permanecem limitados por enquanto, disse SeemaShah, estrategista-chefe global da Principal Asset Management.
Qualquer decisão de corte de 50 pontos-base neste estágio pareceria mais motivada por pressãopolítica do que por necessidade econômica. Um corte mais moderado de 25 pontos-base continua sendoa resposta apropriada, permitindo que o Fed se antecipe a uma desaceleração sem reagirexageradamente a sinais iniciais de tensão.
Os investidores continuam monitorando os desdobramentos das negociações comerciais globais e daschamadas tarifas recíprocas, que devem entrar em vigor em novembro.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse que espera novas rodadas denegociações antes do prazo, e que os chineses agora percebem que um acordo comercial é possívelapós oficiais dos Estados Unidos e da China concluírem dois dias de negociações em Madri nasegunda-feira.
O presidente Donald Trump também descreveu positivamente as negociações na segunda-feira, o quelevou as ações americanas a subirem, fazendo o S&P 500 fechar acima de 6.600 pela primeira vez.
Durante as negociações desta semana, autoridades dos Estados Unidos e da China chegaram a umacordo de estrutura (framework) sobre o TikTok, permitindo que o aplicativo de redes sociaiscontinue operando nos EUA. Fontes confirmaram à CNBC na terça-feira que a Oracle estará entre asempresas responsáveis por viabilizar o TikTok, o que fez a ação registrar alta marginal naterça.
No entanto, o representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, disse ontem que asnegociações comerciais mais amplas foram adiadas para outro momento, devido ao foco intenso emalcançar um acordo sobre o TikTok.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:
Dow Jones: -0,27%, 45.757,90 pontos
Nasdaq 100: -0,07%, 22.333,96 pontos
S&P 500: -0,12%, 6.606,76 pontos
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA