Ações fecham em alta após falas de Powell; semana é de perdas em meio a incertezas

Uma image de notas de 20 reais

Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 7 de março de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em alta, ainda que registrassem a pior semana em meses, à medida que asações de política comercial do governo dos Estados Unidos deixavam os investidores apreensivos.

A sessão foi marcada por forte volatilidade, com o Dow chegando a cair mais de 400 pontos emsuas mínimas do dia. O S&P 500 e o Nasdaq recuaram mais de 1% em seus piores momentos da sessão.

Os investidores tentaram ignorar o relatório de empregos mais fraco do que o esperado divulgadopela manhã, que aumentou as preocupações sobre um possível desaquecimento econômico e fez comque os rendimentos dos Treasuries caíssem momentaneamente.O payroll aumentou em 151 mil postos detrabalho em fevereiro, abaixo da previsão consensual de 170 mil dos economistas consultados pelaSafras News. A taxa de desemprego subiu para 4,1%.

Isso ocorreu em meio a uma semana turbulenta para as ações, impulsionada pelas políticastarifárias do presidente Donald Trump, que geraram preocupações sobre o crescimento e ainflação nos Estados Unidos. Na quinta-feira, Trump anunciou que uma série de bens do Canadá edo México cobertos pelo acordo comercial da América do Norte (USMCA) ficariam isentos das tarifasanunciadas até 2 de abril.

Essa decisão reverteu grande parte do plano original de tarifas para os dois países, além daChina. No entanto, o mercado ainda registrou fortes vendas durante a semana, com a incertezaaumentando devido às constantes mudanças e à falta de clareza sobre o cenário de longo prazo.

“O mercado não gosta de incerteza”, disse Glen Smith, diretor de investimentos da GDS WealthManagement. “Embora esperemos que o mercado encontre estabilidade e se recupere da liquidaçãoimpulsionada pelas tarifas, os investidores devem se preparar para mais volatilidade até que essasincertezas se dissipem.”

Apesar da recuperação desta sexta-feira, a liquidação da semana colocou os três principaisíndices no caminho de suas piores semanas desde setembro. O Dow e o S&P 500 recuaram mais de 2% nasemana, enquanto o Nasdaq Composite acumulou uma queda superior a 3%, encerrando a sessão dequinta-feira em território de correção, o que significa que o índice de tecnologia fechou 10aixo de sua máxima recente.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, reconheceu à CNBC nesta sexta-feira que a economiapode estar começando a “desacelerar um pouco”. No entanto, Bessent atribuiu isso à transição daspolíticas da administração anterior. Ele também afirmou que qualquer tarifa implementada seriaum “ajuste de preço pontual” e não desencadearia uma inflação duradoura.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:

Dow Jones: +0,52%, 42.801,72 pontos

Nasdaq 100: +0,70%, 18.196,2 pontos

S&P 500: +0,55%, 5.770,20 pontos

Confira abaixo a variação e a pontuação na semana:

Dow Jones: -2,37%

Nasdaq 100: -3,45%

S&P 500: -3,09%

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo