São Paulo, 25 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo positivo, impulsionados por resultados sólidos de empresas epelos mais recentes desdobramentos comerciais.
Esta sexta-feira marcou o quinto dia consecutivo de recordes de fechamento para o S&P 500, queultrapassou os 6.300 pontos pela primeira vez na segunda-feira. Já o Nasdaq teve quatro recordes defechamento ao longo da semana, rompendo a marca dos 21.000 pontos na quarta-feira.
A trajetória rumo às máximas históricas nesta semana foi sustentada por uma temporada deresultados corporativos robusta, com destaque para o balanço da Alphabet, que superou asexpectativas. As ações da Verizon também subiram após a empresa de telecomunicações apresentarresultados acima do esperado. Na semana, as ações da Alphabet subiram 4% e as da Verizon, 5%.
Segundo dados da FactSet, mais de 82% das 169 empresas do S&P 500 que já divulgaram seus resultadossuperaram as expectativas de Wall Street.
O mercado de alta continua, sustentado principalmente por fundamentos favoráveis, disse TerrySandven, estrategista-chefe de ações do U.S. Bank Wealth Management, à CNBC. A inflação estáestável, as taxas de juros estão dentro de um intervalo e os lucros estão em tendência de alta isso cria um pano de fundo favorável para as ações continuarem subindo. Ainda vemos um viés detomada de risco se mantendo durante esta temporada de balanços.
Além dos lucros, novos acordos comerciais entre os EUA e seus parceiros também ajudaram aimpulsionar o mercado. No início da semana, o presidente Donald Trump anunciou um acordo comercialmassivo com o Japão, que inclui tarifas recíprocas de 15%. Trump também afirmou que os EUA e aIndonésia chegaram a um consenso sobre os termos de um acordo comercial.
Na sexta-feira, Trump declarou esperar que novos acordos sejam concluídos antes do prazo de 1º deagosto, quando entram em vigor novas tarifas. Um acordo com a União Europeia pode estar entre eles a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, postou na rede X que ela e Trumpconcordaram em se reunir no domingo, na Escócia, para discutir comércio.
As tarifas continuam sendo um fator de incerteza, e os comentários das empresas ainda refletem essainstabilidade, continuou Sandven. Ao considerar a retórica contínua sobre tarifas e os desafiosgeopolíticos seja com Rússia-Ucrânia, Israel-Irã e outros o mercado de ações continuasubindo. Em nossa visão, isso se deve aos fundamentos sólidos, especialmente à inflação sobcontrole.
Os investidores se preparam para a semana mais movimentada da temporada de balanços, com mais de150 empresas do S&P 500 prestes a divulgar seus resultados trimestrais. Isso inclui nomes do grupodos Sete Magníficos, como Meta Platforms e Apple.
A próxima semana também marca uma nova reunião do Federal Reserve, que, segundo expectativasamplamente difundidas, manterá a taxa de juros no intervalo atual de 4,25% a 4,5%.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:
Dow Jones: +0,47%, 44.901,92 pontos
Nasdaq 100: +0,24%, 21.108,32 pontos
S&P 500: +0,40%, 6.388,64 pontos
Confira abaixo a variação e a pontuação na semana:
Dow Jones: +1,29%
Nasdaq 100: +1,02%
S&P 500: +1,46%
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA