Ações fecham em alta com temporada de balanços; tensão comercial com EUA segue no radar

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 17 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeu fecharamo pregão desta quinta-feira em alta, impulsionados por resultados corporativos acima do esperado epela crescente expectativa em torno das negociações comerciais entre a União Europeia (UE) e osEstados Unidos.

Os mercados seguem atentos após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar no últimofim de semana que pretende impor uma tarifa de 30% sobre produtos europeus a partir de 1º de agosto.A UE, por sua vez, sinalizou que busca fechar um acordo antes do prazo estipulado.

Entre os destaques corporativos do dia, as ações da britânica Ocado dispararam cerca de 15%após a empresa afirmar que sua “prioridade principal” é tornar o fluxo de caixa positivo nopróximo ano fiscal. Já a EasyJet recuou 5% após reportar impacto negativo causado pela greve doscontroladores de tráfego aéreo na França e pela alta nos preços dos combustíveis.

A suíça Novartis também chamou atenção. A farmacêutica superou as expectativas de lucro nosegundo trimestre e anunciou um programa de recompra de ações de US$ 10 bilhões, impulsionandoseus papéis.

Nos Estados Unidos, o bom humor do mercado foi reforçado por balanços corporativos e dadoseconômicos. As ações da PepsiCo subiram mais de 6% após a companhia reportar lucros acima dasprojeções, enquanto a United Airlines avançou 6% ao também superar estimativas.

No campo dos indicadores, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zonado euro acelerou para 2% em junho, em linha com a meta de inflação do Banco Central Europeu (BCE),segundo revisão publicada pela Eurostat. Já no Reino Unido, a taxa de desemprego subiu para 4,7%no trimestre encerrado em maio, ligeiramente acima da previsão de 4,6%, de acordo com o NationalStatistics.

Nos EUA, as vendas no varejo cresceram 0,6% em junho, superando a expectativa de alta de 0,2%,segundo o Departamento do Censo. Para analistas, o dado fortalece a percepção de resiliência doconsumo.

“Um resultado positivo nas vendas no varejo chega no momento perfeito, com o início datemporada de resultados”, avaliou Bret Kenwell, analista da eToro nos EUA. “Se os balançoscontinuarem otimistas e houver sinalizações positivas sobre os gastos do consumidor, os mercadospodem manter o viés de alta – mesmo após uma valorização que já parecia exagerada para algunsinvestidores”, acrescentou.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): +0,52%; 8.972,64 pontosDAX-30 (Frankfurt): +1,51%, 24.370,93 pontosCAC-40 (Paris): +1,29%, 7.822,00 pontosFTSE MIB (Milão): +0,92%; 40.128,7 pontosIBEX-35 (Madri): +0,78%, 13.994,50 pontosSMI-20 (Zurique): +0,43%; 11.961,87 pontosPSI-20 (Lisboa): +0,02%, 7.695,57 pontos

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo