Ações fecham em alta com Wall Street avaliando que inflação não impedirá corte do Fed

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 11 de setembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo positivo, já que os investidores avaliaram que a última leiturade um importante indicador de inflação ao consumidor não deve impedir o Federal Reserve dereduzir sua taxa básica de juros na próxima semana.

Os três principais índices atingiram novos recordes intradiários durante o pregão apósum conjunto confuso de números: o Indice de Preços ao Consumidor (CPI) de agosto veio acima doesperado na comparação mensal, mas em linha com as expectativas na comparação anual.

O CPI subiu 0,4% no mês, segundo o Bureau of Labor Statistics, acima da expectativa de 0,3% doseconomistas consultados pela Dow Jones. No acumulado de 12 meses, a inflação ficou em 2,9%, emlinha com as previsões.

O núcleo do CPI (que exclui alimentos e energia) aumentou 0,3% em agosto e 3,1% em relação a umano atrás, ambos dentro do esperado.

O relatório foi divulgado um dia após o Indice de Preços ao Produtor (PPI) mostrar uma quedainesperada de 0,1% no mês.

Enquanto isso, o mercado de trabalho deu mais sinais de enfraquecimento: os pedidos semanais deseguro-desemprego subiram de forma inesperada na quinta-feira, após a revisão para baixo dos dadosde criação de empregos no início da semana.

Para a semana encerrada em 6 de setembro, os pedidos aumentaram em 27 mil, chegando a 263 mil, omaior nível desde outubro de 2021. A expectativa era de 235 mil.

Com mais sinais de desaceleração no crescimento econômico dos Estados Unidos, os mercados jáprecificam, com quase certeza, um corte de 0,25 ponto percentual na reunião do Fed em 17 desetembro, segundo a ferramenta CME FedWatch. As chances de um corte maior, de 0,50 ponto percentual,também aumentaram inicialmente.

Um corte de 0,25 ponto é praticamente certo, mas os números ainda deixam em aberto a possibilidadede 0,50 ponto, especialmente olhando para os dados de desemprego, disse Jay Woods,estrategista-chefe de mercado da Freedom Capital Markets. O ponto-chave é observar o rendimento doTreasury de 10 anos. Se cair para a faixa de 3%, o mercado pode ganhar novo fôlego.

A alta de hoje foi mais ampla que em sessões recentes, com bancos como JPMorgan e varejistas comoWalmart em terreno positivo diante da expectativa de juros mais baixos.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:

Dow Jones: +1,36%, 46.108,00 pontos

Nasdaq 100: +0,72%, 22.043,08 pontos

S&P 500: +0,84%, 6.587,47 pontos

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo