Ações fecham em alta e renovem recorde com resultados da Nvidia validando o boom de IA

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 28 de agosto de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em alta, à medida que os investidores analisavam os resultados eprojeções da Nvidia, interpretados em grande parte como confirmação do boom da inteligênciaartificial.

A Nvidia que representa cerca de 8% do S&P 500, segundo a FactSet divulgou resultados do segundotrimestre que superaram as estimativas de Wall Street, com crescimento de receita de 56%. Aindaassim, houve duas preocupações iniciais: a receita de seu negócio de data centers ficouligeiramente abaixo do esperado, e a projeção de receita para este trimestre foi de US$ 54bilhões, apenas acima da expectativa média de analistas consultados pela LSEG (US$ 53,1 bilhões).

As ações da Nvidia caíram logo após os números, mas se recuperaram até a abertura do pregão,fechando em leve queda de cerca de 0,5%. Muitos analistas observaram que a projeção de receitanão considera vendas de chips H20 para a China. Caso seja fechado um acordo entre Pequim e ogoverno Trump para liberar essas exportações, os resultados do trimestre poderiam superarsignificativamente as estimativas.

Eles não incluíram a China na projeção, e alguns esperavam uma posição mais firme de que asvendas para a China poderiam recomeçar, disse Ben Reitzes, chefe de pesquisa em tecnologia doMelius. O crescimento central fora da China foi muito bom. Deve haver ainda mais crescimento noquarto trimestre, então acho que estamos com todos os sistemas funcionando.

Após os resultados, vários analistas de semicondutores se mostraram ainda mais otimistas com aNvidia, elevando seus preços-alvo. JPMorgan, Citi e Bernstein foram algumas das casas de WallStreet que passaram a ver um potencial de valorização ainda maior para a empresa.

Outras fabricantes de chips também se recuperaram após quedas iniciais: Broadcom subiu 3%, assimcomo a Micron Technology, sinalizando que muitos investidores interpretaram os números da Nvidiacomo um sinal verde para a continuidade da aposta em IA.

As ações da Snowflake, outra empresa ligada à inteligência artificial, dispararam cerca de 21%após resultados do segundo trimestre acima das expectativas.

O mercado já vinha de uma sessão positiva na quarta-feira, quando o S&P 500 havia renovadomáximas históricas na expectativa de resultados fortes da Nvidia. Os investidores também parecemestar minimizando as tensões sobre a independência do Federal Reserve, depois que o presidenteDonald Trump anunciou a demissão da diretora Lisa Cook no início da semana decisão que elacontestou formalmente com uma ação judicial. Um juiz marcou uma audiência sobre o caso para estasexta-feira.

Contribuiu para o otimismo a divulgação do PIB dos EUA, que cresceu a uma taxa anualizada de 3,3%no segundo trimestre acima da estimativa inicial de 3,0% e da projeção de 3,1% do Dow Jones.

O próximo grande teste para os mercados será o relatório de inflação desta sexta-feira.Economistas consultados pelo Dow Jones preveem que o índice PCE (gastos com consumo pessoal) dejulho mostrará alta de 0,2% no mês e de 2,6% em 12 meses.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:

Dow Jones: +0,16%, 44.636,90 pontos

Nasdaq 100: +0,53%, 21.705,15 pontos

S&P 500: +0,32%, 6.501,86 pontos

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo