Ações fecham em alta numa sessão volátil após Trump negar demissão de Powell

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 16 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em alta, numa sessão de reviravolta depois da veiculação que opresidente Donald Trump estava se aproximando de demitir Jerome Powell do cargo de presidente doFederal Reserve. As bolsas se recuperaram após Trump negar a informação, mas os investidorescontinuaram preocupados com a possibilidade de que ele realmente tome essa decisão.

Um alto funcionário da Casa Branca disse a legisladores republicanos que Trump provavelmente embreve removerá Powell da presidência do Fed. Separadamente, o New York Times informou que Trumpchegou a redigir uma carta de demissão para Powell e mostrou o documento aos parlamentares durantea reunião.

No entanto, Trump minimizou os relatos logo depois, dizendo que é altamente improvável que demitaPowell num futuro próximo. Não, não estamos planejando fazer isso, disse Trump, acrescentando quenão descarta nada.

Há semanas, Trump vem pressionando pela saída de Powell, exigindo que o Fed reduza drasticamenteas taxas de juros. Na terça-feira, ele afirmou que o banco central deveria cortar os juros em 3pontos percentuais.

Mas Powell confirmou, no início do mês, que o Fed já teria flexibilizado a política monetáriase não fossem as tarifas impostas pela administração Trump. Na prática, ficamos em compasso deespera quando vimos o tamanho das tarifas, e praticamente todas as previsões de inflação para osEUA aumentaram consideravelmente como consequência delas, disse Powell.

Os mercados não reagiriam bem se Powell fosse demitido, afirmou Larry Tentarelli, da Blue ChipDaily Trend Report. Obviamente, é uma questão politicamente delicada… mas, no geral, a maioriados grandes participantes do mercado que conheço acha que Powell tem feito um trabalho muito bom.

Separadamente, novos dados econômicos desta semana levantaram preocupações sobre inflaçãopersistente e os impactos das tarifas de Trump na economia dos EUA. O índice de preços aoconsumidor (CPI), divulgado na terça-feira, mostrou alta da inflação em junho em relação amaio. Já um relatório separado sobre os preços no atacado, divulgado na quarta-feira, apontouestabilidade no mês, mas os dados não são tão promissores quando analisados em detalhes, segundoMarc Balcer, diretor de estratégia de investimentos da Girard.

É importante observar que o PPI [índice de preços ao produtor] não inclui o impacto direto dastarifas, o que significa que os US$ 27 bilhões em receita tarifária arrecadados em junho terãoque ser absorvidos por fabricantes estrangeiros, empresas domésticas ou, em última instância,pelo consumidor, disse Balcer.

A divulgação de resultados bancários continuou pelo segundo dia. Apesar de divulgarem lucrosacima do esperado, o Bank of America e o Morgan Stanley terminaram o pregão com quedas modestas.Já as ações do Goldman Sachs subiram quase 1%, após também superarem as estimativas.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:

Dow Jones: +0,53%, 44.254,78 pontos

Nasdaq 100: +0,26%, 20.730,49 pontos

S&P 500: +0,32%, 6.263,70 pontos

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo