São Paulo, 14 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em ligeira alta, mesmo após o presidente Donald Trump ameaçar novastarifas elevadas a mais países durante o fim de semana. As perdas nos mercados foram limitadas, jáque os investidores apostam que essas tarifas acabarão sendo negociadas para valores menores, etambém voltam suas atenções para a intensa semana de divulgação de balanços do segundotrimestre.
Investidores continuam atentos às atualizações sobre o cenário tarifário, após Trump anunciarno sábado que os Estados Unidos imporão tarifas de 30% sobre produtos da União Europeia e doMéxico a partir de 1º de agosto. Líderes da UE e do México sinalizaram que pretendem manter asnegociações com o governo Trump ao longo deste mês, na tentativa de chegar a um acordo comtarifas mais brandas.
O anúncio do presidente ocorre às vésperas da divulgação de novos dados de inflação, queajudarão os investidores a entender como as tarifas já implementadas estão impactando a economiaamericana.
A atenção dos mercados também se volta para a nova leva de balanços corporativos que serádivulgada nesta semana. Grandes bancos, como o JPMorgan Chase, começam a divulgar seus resultados apartir de amanhã.
A grande questão para os mercados nas próximas semanas é se os lucros que devem ser sólidos conseguirão ofuscar a questão das tarifas, que ainda persiste em segundo plano, afirmou GlenSmith, diretor de investimentos da GDS Wealth Management, com sede no Texas. Até agora, o mercadotem conseguido resistir às manchetes sobre tarifas, focando mais nos lucros e na resiliênciaeconômica.
Outro fator no radar dos investidores é o conflito crescente entre o governo Trump e o FederalReserve. No domingo, o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, afirmou à ABC Newsque Trump pode demitir o presidente do Fed, Jerome Powell, se houver motivo.
Membros do governo estão investigando os custos de renovação do prédio principal do Fed emWashington, enquanto Trump tem criticado Powell repetidamente por não reduzir as taxas de juros. OFed, por sua vez, rebateu algumas das críticas relacionadas ao projeto de reforma.
Os movimentos do pregão ocorrem após uma semana negativa para as ações, embora os principaisíndices ainda estejam próximos de suas máximas históricas.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:
Dow Jones: +0,20%, 44.459,65 pontos
Nasdaq 100:+0,27%, 20.640,33 pontos
S&P 500: +0,14%, 6.268,56 pontos
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA