São Paulo, 24 de setembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo negativo, com gigantes da inteligência artificial, como Nvidia eOracle, sob pressão pelo segundo dia consecutivo.
A Nvidia deslizou quase 1%, ampliando as perdas da terça-feira, em meio a temores crescentes sobrea possível natureza especulativa e circular do setor de IA, o que gerou ceticismo entreinvestidores. No início da semana, a fabricante de chips anunciou uma parceria de US$ 100 bilhõescom a OpenAI. Outra gigante da IA, a Oracle, também caiu pelo segundo dia seguido, recuando quase2% nesta quarta-feira.
As perdas do Nasdaq foram parcialmente compensadas pelo salto de mais de 6% da Intel, após aBloomberg noticiar que a fabricante de chips busca um investimento da Apple, segundo fontespróximas ao assunto. O movimento veio dias depois da Nvidia anunciar um aporte de US$ 5 bilhões naempresa.
Fora desses nomes, as ações da Micron Technology caíram quase 3%, já que os lucros e projeçõesda companhia não foram suficientes para impressionar investidores sinal de que a confiança nosetor de IA ainda está em xeque.
Na terça-feira, o S&P 500 já havia fechado em queda, interrompendo uma sequência de três dias deganhos, devido às preocupações com o setor de IA. O índice chegou a renovar uma máximahistórica intradiária na sessão anterior e fechou em recorde na segunda-feira. O Nasdaq, focadoem tecnologia, também recuou, pressionado pela Nvidia.
Segundo analistas, parte do movimento pode estar ligada à realização de lucros em meio àsavaliações elevadas do mercado, algo apontado pelo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell,em coletiva na terça-feira.
A tecnologia provavelmente está um pouco esticada, disse Jay Hatfield, CEO da InfrastructureCapital Advisors. Não diria que ninguém vai usar IA ou que o mundo está acabando, mas éclaramente uma questão de avaliação.
Ele acrescentou que essa pressão pode durar alguns dias, também em função da fraqueza sazonal.Ainda assim, o S&P 500 acumula alta de quase 3% no mês, muito acima da queda média de 4,2%registrada em setembro nos últimos cinco anos.
Investidores agora estão cautelosos à espera dos dados de pedidos de auxílio-desemprego queserão divulgados na quinta-feira e do índice de inflação PCE a medida preferida do Fed nasexta-feira. Também há apreensão em torno de uma possível paralisação do governo americano.
O presidente Donald Trump cancelou uma reunião prevista para esta semana com o líder daminoria no Senado, Chuck Schumer, e com o líder democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, que poderiater evitado um shutdown antes do prazo de 30 de setembro.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:
Dow Jones: -0,37%, 46.121,28 pontos
Nasdaq 100: -0,33%, 22.497,85 pontos
S&P 500: -0,28%, 6.637,97 pontos
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA