Ações fecham em queda com nova baixa da Oracle e alta nos Treasuries

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 25 de setembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo negativo, pressionados por mais uma forte queda da Oracle e pelaalta nos rendimentos dos títulos do Tesouro.

As ações da Oracle caíram 5%, marcando o terceiro pregão consecutivo de perdas, em meio adúvidas persistentes sobre a sustentabilidade do rali da inteligência artificial. A ação, quehavia liderado a última fase do mercado de alta, acumula agora uma queda de quase 16% em relaçãoà máxima recente.

A baixa foi acentuada após o banco Rothschild & Co. Redburn iniciar cobertura com recomendação devenda, prevendo uma correção de 40% ao argumentar que o mercado superestima materialmente oimpacto dos recentes acordos da Oracle em sua divisão principal de computação em nuvem.

Oracle teve uma disparada enorme. Alguma correção e fraqueza são provavelmente justificadas, dadoo quão rápido e dramaticamente o valor de mercado explodiu, disse Keith Buchanan, gestor sêniorda Globalt Investments. Ele também mencionou ceticismo em relação às projeções de crescimentoagressivas da infraestrutura de nuvem divulgadas pela empresa neste mês.

O tamanho dessas encomendas chama atenção, mas se elas estiverem concentradas em pouquíssimosclientes e setores, existe, sim, um risco, afirmou ele.

Além da Oracle, a Tesla também esteve entre as maiores quedas do dia, recuando 4%.

A alta nos rendimentos dos Treasuries intensificou a pressão sobre as ações de tecnologia. O jurodos títulos de 10 anos chegou a 4,2% após os dados semanais de pedidos de seguro-desempregoficarem abaixo das expectativas.

O Departamento do Trabalho informou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego, ajustadossazonalmente, somaram 218 mil na semana encerrada em 20 de setembro, abaixo da projeção de 235 milda Dow Jones e 14 mil a menos que a leitura revisada da semana anterior.

Os números robustos do mercado de trabalho, aliados à revisão para cima do PIB do segundotrimestre para 3,8% em ritmo anualizado, podem levar o Federal Reserve a hesitar em cortar os jurosnovamente, minando uma das principais esperanças dos investidores otimistas.

O mercado também segue cauteloso antes da divulgação, nesta sexta-feira, do índice de preços dedespesas de consumo (PCE) métrica de inflação preferida do Fed , além de acompanhar osdesdobramentos de um possível shutdown do governo norte-americano. Segundo a NBC News, oEscritório de Gestão e Orçamento (OMB) já alertou em memorando que as agências devem prepararplanos de redução de pessoal caso o governo seja paralisado.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:

Dow Jones: -0,38%, 46.947,32 pontos

Nasdaq 100: -0,50%, 22.384,70 pontos

S&P 500: -0,50%, 6.604,72 pontos

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo