São Paulo, 11 de agosto de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo negativo, com investidores se preparando para a divulgação deimportantes indicadores de inflação nos EUA ao longo da semana, em grande parte ignorando umavanço positivo na questão das tarifas.
As leituras de inflação desta semana representam um obstáculo importante para um índice amplo domercado que está próximo de recordes históricos. O índice de preços ao consumidor (CPI), queserá divulgado na terça-feira, e o índice de preços ao produtor (PPI), previsto paraquinta-feira, serão decisivos para moldar as expectativas sobre a direção das taxas de juros,especialmente para a reunião de setembro do Federal Reserve. Números de inflação mais altos doque o esperado podem frear o avanço do mercado.
Economistas projetam que o CPI de julho mostre alta de 0,2% na comparação mensal e de 2,8% naanual, segundo estimativas da Dow Jones. O núcleo do CPI que exclui os voláteis preços dealimentos e energia deve subir 0,3% no mês e 3,1% no ano, acima dos 0,2% e 2,9% registrados emjunho, respectivamente.
Os dados de inflação antecedem o encontro do Fed em Jackson Hole, Wyoming, entre 21 e 23 deagosto, que pode definir o tom para a reunião de setembro. Embora o mercado esteja atualmenteprecificando uma probabilidade de 87% de corte de juros no próximo mês, Sam Stovall,estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research, disse à CNBC que os investidores podem estarse adiantando demais.
Estou um pouco preocupado que o mercado acabe se decepcionando, afirmou Stovall. O Fed terá umdilema se a inflação continuar persistente e o consumidor seguir disposto a gastar onde estaria anecessidade de cortar juros?
Os investidores também não se mostraram muito animados nesta segunda-feira após o presidenteDonald Trump assinar uma ordem executiva prorrogando em mais 90 dias o prazo para tarifas sobreprodutos chineses. A assinatura ocorreu horas antes da meia-noite, quando expiraria a pausaanterior.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:
Dow Jones: -0,45%, 43.975,09 pontos
Nasdaq 100: -0,30%, 21.385,40 pontos
S&P 500: -0,25%, 6.373,45 pontos
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA