Ações fecham majoritariamente em alta em meio a expectativas de cortes de juros nos EUA

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 12 de setembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações asiáticofecharam o pregão desta sexta-feira majoritariamente em alta, impulsionados pelo otimismo em tornode cortes de juros nos Estados Unidos e pelo avanço de empresas ligadas à inteligência artificial(IA). O movimento seguiu o rali em Wall Street na véspera, quando os três principais índicesnova-iorquinos atingiram novas máximas históricas após dados econômicos reforçarem aperspectiva de flexibilização monetária pelo Federal Reserve (Fed, o banco centralnorte-americano).

Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,89%, a 44.768,12 pontos, enquanto o Kospi, de Seul,subiu 1,54%, para 3.395,54 pontos, ambos renovando recordes. A SK Hynix se destacou na Coreia do Sulapós anunciar a conclusão do desenvolvimento do HBM4, nova geração de memória de alta largurade banda voltada para aplicações de IA.

Em Hong Kong, papéis da Alibaba e da Baidu dispararam mais de 6% e 10%, respectivamente, apósinformações de que ambas as empresas começaram a implementar chips próprios para treinar modelosde IA, segundo reportagem do The Information.

Globalmente, o apetite por risco tem sido sustentado pela combinação de queda das pressõesinflacionárias e expectativas de cortes de juros por grandes bancos centrais. “O impulso e apromessa de dinheiro mais fácil são os principais motivos. Vários bancos centrais, como o BCE e oBanco Popular da China, cortaram as taxas de juros ou usaram estímulos monetários, e agora o Fedprovavelmente entrará na onda”, afirmou Steve Sosnick, estrategista-chefe da Interactive Brokers.

Na quinta-feira (11), as bolsas de Nova York atingiram níveis inéditos após indicadores deinflação e mercado de trabalho dos EUA consolidarem apostas de que o Fed não apenas reduzirájuros na reunião de 17 de setembro, mas também em outubro e dezembro, como forma de impulsionar aatividade econômica.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): +0,89%; 44.768,12 pontosHang Seng (Hong Kong): +1,16%; 26.388,16 pontosXangai Composto (Xangai): -0,12%; 3.870,60 pontosKospi (Seul): +1,54%; 3.395,54 pontos

Confira abaixo a variação na semana:

Nikkei 225 (Tóquio): +4,07%Hang Seng (Hong Kong): +3,82%Xangai Composto (Xangai): +1,52%Kospi (Seul): +5,94%

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo