Ações fecham mistas após possível tarifa de 15% de Trump sobre importações da UE

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 18 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo misto, depois de uma reportagem afirmar que o presidente DonaldTrump teria pressionado por tarifas mais altas sobre a União Europeia.

Segundo o Financial Times, Trump está exigindo uma tarifa mínima entre 15% e 20% em qualqueracordo comercial com a União Europeia, citando três fontes informadas sobre as negociações. AUnião Europeia está tentando chegar a um acordo comercial com os Estados Unidos antes do prazo de1º de agosto, quando Trump prometeu implementar tarifas de 30% sobre o bloco.

Os operadores também analisaram os últimos relatórios de lucros e novos dados econômicos dosEstados Unidos.

Dados divulgados hoje mostraram uma queda no medo dos consumidores em relação à inflaçãocausada por tarifas, atingindo o nível mais baixo desde fevereiro. A Pesquisa de Consumidores daUniversidade de Michigan para julho indicou que o sentimento do consumidor subiu 1,8% em relação ajunho, para 61,8, exatamente em linha com as estimativas e no maior nível desde fevereiro.

Resultados corporativos

As ações da Netflix caíram 4%, apesar de a empresa ter superado as estimativas de lucro naquinta-feira. As ações da 3M também recuaram ligeiramente, mesmo após a empresa superar asexpectativas dos analistas tanto em receita quanto em lucro. Já a American Express caiu 3% após adivulgação dos resultados, puxando o Dow para baixo.

Apesar da reação mista aos últimos balanços, a temporada de resultados começou forte.

Com 12% das empresas do S&P 500 já tendo divulgado resultados, 83% superaram as estimativas. Naquinta-feira, as ações da PepsiCo e da United Airlines dispararam após ambas as empresassuperarem as expectativas dos analistas. Isso se soma a resultados sólidos de grandes bancos comoJPMorgan e Goldman Sachs no início da semana.

Desempenho semanal dos índicesTanto o S&P 500 quanto o Nasdaq estavam a caminho de registrar ganhos semanais, subindo 0,5% e 1,4%,respectivamente, no período. Já o Dow apresentava uma leve queda na semana.

É um ambiente de apetite por risco (risk-on), e embora haja conversas sobre cortes de juros peloFed, a realidade é mais complexa, disse Ken Mahoney, CEO da Mahoney Asset Management.

Historicamente, os ciclos de alta tendem a ter melhor desempenho sem cortes nas taxas, e o primeirocorte costuma ser um sinal de baixa. Mas neste caso há uma justificativa válida, especialmente coma inflação desacelerando e as projeções de crescimento do PIB ainda intactas, mesmo apósenfrentarmos a ameaça de tarifas massivas.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:

Dow Jones: -0,32%, 44.341,91 pontos

Nasdaq 100: +0,05%, 20.895,66 pontos

S&P 500: -0,01%, 6.296,79 pontos

Confira abaixo a variação e a pontuação na semana:

Dow Jones: -0,07%

Nasdaq 100: +1,51%

S&P 500: +0,59%

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo