Ações fecham mistas com foco nas negociações comerciais com EUA

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 7 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam opregão desta segunda-feira em campo misto, em meio à cautela dos investidores que acompanham osdesdobramentos das negociações comerciais entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos.

O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, afirmou em entrevista à CNBC que ogoverno dos EUA fará vários anúncios comerciais nas próximas 48 horas. “Serão alguns diasmovimentados”, disse Bessent, sem detalhar quais países estariam envolvidos nas tratativas.

Segundo um porta-voz da Comissão Europeia, a UE ainda busca fechar um acordo comercial com osEUA até 9 de julho. A expectativa se mantém após uma “boa conversa” entre a presidente daComissão, Ursula von der Leyen, e o presidente norte-americano, Donald Trump. Apesar do tompositivo, ainda não está claro se houve avanços concretos para evitar a aplicação de tarifasmais abrangentes sobre os produtos europeus.

Os mercados monitoram a possibilidade de que as tarifas entrem em vigor ainda nesta semana. Oprazo de 90 dias estabelecido por Trump em abril, que suspendeu temporariamente a imposição dastarifas “recíprocas” aos principais parceiros comerciais dos EUA, está prestes a expirar. Noentanto, autoridades americanas sugeriram o dia 1º de agosto como a nova data para a implementaçãode tarifas mais altas, um adiamento que aumentou as esperanças do mercado em relação a possíveisacordos com parceiros estratégicos, segundo Nikos Tzabouras, do Tradu.com.

Além das tensões entre EUA e UE, o presidente americano também ameaçou impor uma tarifaadicional de 10% a países que, segundo ele, apoiam as “políticas antiamericanas dos BRICS”, grupoformado por Brasil, Rússia, India, China e África do Sul.

Entre os indicadores econômicos, o desempenho das vendas no varejo da zona do euro decepcionouem maio, com queda de 0,7%, abaixo das previsões do mercado. Por outro lado, a produçãoindustrial da Alemanha avançou 1,2% no mesmo mês, superando as expectativas.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:

FTSE-100 (Londres): -0,19%; 8.806,53 pontosDAX-30 (Frankfurt): +1,20%, 24.073,67 pontosCAC-40 (Paris): +0,35%, 7.723,47 pontosFTSE MIB (Milão): +0,74%; 39.914,3 pontosIBEX-35 (Madri): +0,73%, 14.074,80 pontosSMI-20 (Zurique): -0,15%; 11.954,54 pontosPSI-20 (Lisboa): -0,57%, 7.732,97 pontos

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo