São Paulo, 28 de julho de 2025 – O recente acordo comercial entre a União Europeia (UE) e osEstados Unidos foi duramente criticado por Clemens Fuest, presidente do Instituto Ifo, um dos maisinfluentes centros de pesquisa econômica da Alemanha. Em publicação na rede social X, Fuestclassificou o pacto como uma “humilhação para a UE”, ao destacar o desequilíbrio de poder entreos dois blocos.
Pelo acordo, os dois lados aceitaram a imposição de uma tarifa de importação de 15% para amaioria dos produtos europeus que entram nos EUA – um movimento considerado desfavorável para aEuropa, especialmente diante de um cenário geopolítico de crescente competição econômicaglobal.
Segundo Fuest, o pacto revela a necessidade de a União Europeia repensar sua estratégiainternacional. “Os europeus precisam acordar, focar mais na força econômica e reduzir suadependência militar e tecnológica dos EUA”, escreveu. Para ele, esse reposicionamento abririaespaço para futuras renegociações em condições mais equilibradas.
Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)
Copyright 2025 – Grupo CMA