São Paulo, 30 de julho de 2025 – “Atualmente ainda há esperança para um acordo comercialentre os Estados Unidos e o Canadá”, conforme afirmou o diretor do Conselho Econômico Nacional daCasa Branca, Kevin Hassett. Apesar do clima de incerteza, Hassett reforçou que negociações seguemem andamento, mas destacou que, caso não haja progresso suficiente, o prazo final imposto pelopresidente Donald Trump entrará em vigor em agosto. As informações são da agência de notícias”Sputnik”.
Desde o início de julho, Trump anunciou a aplicação de uma tarifa de 35% sobre produtoscanadenses a partir de 1º de agosto, além de manter tarifas setoriais já existentes. Produtos quenão estejam em conformidade com o acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) passarão a sertaxados em 25%. No início de junho, os Estados Unidos também duplicaram as tarifas sobreimportações de aço e alumínio canadenses, elevando-as para 50%.
O governo canadense já retaliou com tarifas sobre produtos americanos e, ao longo dos últimosmeses, intensificou esforços para buscar um acordo antes do prazo final. As conversas foramretomadas imediatamente após o Canadá revogar sua taxa de serviços digitais sobre grandesempresas de tecnologia dos EUA, destravando as negociações. O setor empresarial e o governo doCanadá buscam um entendimento para minimizar os impactos negativos dessas medidas, que afetamsetores industriais, agrícolas e consumidores dos dois países.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA